Símbolos de Apologia ao Nazismo: Suástica, Bandeira e Escudos em SC

simbolos-de-apologia-ao-nazismo3A-suastica2C-bandeira-e-escudos-em-sc

Suástica, bandeira e escudos com referência ao nazismo: o que são os símbolos encontrados em Santa Catarina

Alvo do mandado é apontado como líder de um grupo que faz apologia ao nazismo, crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão.

Suástica, bandeira e escudos de apologia ao nazismo;

A Polícia Civil encontrou símbolos de apologia ao nazismo na casa do homem alvo de um mandado de busca e apreensão em Joinville, no Norte de Santa Catarina, nesta sexta-feira. Entre os objetos há uma bandeira dos Estados Confederados do Sul dos EUA, e escudos de uma força paramilitar nazista.

O alvo do mandado é suspeito de ser um dos líderes de um grupo que faz apologia ao nazismo, crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão. Entenda abaixo os significados das imagens:

BANDEIRA

Achada pendurada perto da porta da casa do homem alvo da operação, a bandeira dos Estados Confederados do Sul dos EUA, foi usada por um conjunto de Estados separatistas durante a Guerra Civil Americana. Conforme o professor de história Wilson de Oliveira Neto, atualmente o símbolo passou a ser utilizado por grupos supremacistas e neonazistas ao redor do mundo.

Na bandeira encontrada na casa homem haviam siglas de SC, PR e RS, e a palavra “Sul” escritas. Para o professor da Universidade da Região de Joinville (Univille), a menção dos estados sugere ainda mais que ela tem ligação a ideia de separatismo no sul do país.

ESCUDOS DA SS

Os escudos encontrados na casa do homem fazem referência às divisões da Waffen-SS, a força paramilitar nazista que atuou durante a Segunda Guerra Mundial, segundo o professor Wilson de Oliveira Neto. Cada escudo representa uma divisão específica dessa organização.

Oliveria Neto explica que quando a SS surgiu, antes da instalação do regime nazista, o órgão tinha como função servir de guarda-costas para Hitler, mas que com o passar do tempo se transformou numa organização que foi uma espécie de Estado dentro do Estado nazista.

SAUDAÇÃO NAZISTA

Para Oliveira Neto, a imagem que mostra uma fotografia do suspeito fazendo uma saudação nazista é uma apologia ao nazismo. Criminalizada no Brasil, a ação “era típica dos regimes fascistas, não só do nazismo, como também do fascismo na Itália, do franquismo na Espanha”, diz.

A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp