Sine Goiânia disponibiliza vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência

Interessados podem acompanhar ofertas pelo App Sine Fácil

A Prefeitura de Goiânia divulga nesta segunda-feira (20), 99 oportunidades de trabalho exclusivas para pessoa com deficiência. De acordo com a Diretoria do Trabalho estão sendo ofertadas outras 62 vagas para quem está desempregado ou busca alternativas de atuação no mercado.

Para preencher o documento de solicitação, o candidato deve apresentar carteiras de Identidade e Trabalho, CPF e comprovante de endereço atualizado. Caso as características profissionais preencham as exigências da firma empregadora, o Sine realiza o encaminhamento.

Interessados podem acessar também o aplicativo Sine Fácil para agendar entrevistas de emprego para as vagas disponíveis, caso o cadastro e currículo estejam devidamente atualizados. Com o sistema, a população pode acompanhar ainda a situação do benefício do seguro-desemprego e atualizar o cadastro junto ao Ministério do Trabalho (MTb).

O aplicativo, que é gratuito, pode ser baixado no Google Play – loja online para distribuição de aplicações para dispositivos com o sistema Android. O Sine orienta que a população sempre atualize o cadastro junto ao MTb.

A sede do Sine Municipal fica na Rua 4, esquina com a Rua 6, Edifício Parthenon Center, no Setor Central. O funcionamento para efetivar cadastro é das 7h30 às 18h.

Vagas exclusivas para pessoas com deficiência:

Agente de passagens 1
Agente de venda de passagens 5
Assistente administrativo 9
Atendente de balcão 1
Auxiliar administrativo 1
Chefe de serviço de limpeza 1
Costureira de reparação de roupas 1
Empacotador, a mão 3
Encarregado de estoque 1
Estoquista 2
Operador de caixa 1
Recepcionista atendente 2
Recepcionista de hospital 1
Repositor de mercadorias 3
Servente de limpeza 47
Vigilante 20

Vagas ampla concorrência:

Ajudante de eletricista 6
Ajudante de pátio de sucata 1
Ajudante de serralheiro 1
Atendente de cafeteria 1
Auxiliar de colocador de vidros 2
Auxiliar de cozinha 1
Auxiliar de expedição 1
Auxiliar de marceneiro 2
Auxiliar em saúde bucal 2
Banhista de animais domésticos 1
Costureira de máquina reta 2
Costureira em geral 2
Cozinheiro de restaurante 1
Eletricista de instalações industriais 1
Eletrotécnico 4
Encarregado de padaria 1
Entregador de bebidas (ajudante de caminhão) 1
Faturista 1
Gerente de loja e supermercado 1
Manicure 10
Marceneiro 3
Mecânico de auto em geral 1
Mecânico eletricista de automóveis 1
Motofretista 1
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações 1
Orientador de tráfego para estacionamento 2
Pintor de automóveis 1
Reparador de instrumentos musicais 1
Repositor de mercadorias 3
Técnico de refrigeração (instalação) 2
Vendedor interno 2
Vendedor pracista 2

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp