Press "Enter" to skip to content

Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto Gala Lírica nesta quarta-feira, 21

Última atualização 21/06/2023 | 13:17

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta, nesta quarta-feira, 21, no palco do Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, o concerto Gala Lírica, sob a regência do maestro Eliel Ferreira. O evento musical conta com a participação de diversos solistas, como a soprano Patrícia Mello, a mezzo-soprano Sara Veras, o tenor Hélenes Lopes e o barítono Jadson Álvares. A apresentação começa às 20 horas, com entrada gratuita.

A Gala Lírica se difere da ópera por não haver encenação. “Enquanto a ópera é produzida de modo mais teatral, com presença de diversas vozes e cuidado com a montagem de cenário, figurino e iluminação, a Gala Lírica traz trechos cantados, sem encenação. Nesse tipo de concerto, o foco está na apresentação de cantores que têm uma formação voltada para o canto lírico”, detalha o maestro.

O programa traz uma seleção de trechos conhecidos do repertório operístico como Carmen, La Traviata, Pagliacci, Guarany, entre outros. A apresentação contará ainda com a participação dos cantores em duetos e até o famoso quarteto da ópera Rigoletto, de Verdi, Bella figlia dell’amore.

Formação musical

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um projeto da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, foi fundada em 2001 e tem se sustentado como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste. O objetivo principal é a formação de jovens músicos para atuar profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior, além de formação de plateia por meio da democratização do acesso à música orquestral.

A Orquestra tem ganhado espaço no cenário nacional, sendo considerada uma das melhores orquestras jovens do país. Além disso, tem colaborado na formação de vários profissionais e estudantes de música que hoje estão espalhados nos principais pontos culturais do Brasil e mundo afora. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás também recebe o benefício da Bolsa Artista, programa criado pelo Governo Estadual para assegurar aos jovens o acesso à educação, cultura e inclusão social.

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, passou a ser gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).