Sistema de UPA confunde nome de criança com números romanos: ‘Liv’ vira ’54’

sistema-de-upa-confunde-nome-de-crianca-com-numeros-romanos3A-liv-vira-54

Vídeo: criança é ‘rebatizada’ como ’54’ após sistema de UPA confundir nome com números romanos

Painel eletrônico interpretou o nome ‘Liv’ como números romanos e chamou a criança pelo numeral para atendimento em Florianópolis.

Criança é ‘batizada’ como ’54’ após sistema de UPA confundir nome com números romanos

Ao colocar o nome de ‘Liv’ em sua quinta filha, a projetista de móveis Tuane Martins, de 32 anos, não imaginava que ela seria rebatizada como “54”, toda vez que passa por algum novo sistema eletrônico. A inteligência artificial interpreta as três letras do nome da criança, de 3 anos, como se fossem algarismos romanos.

Acostumada com a troca, ela registrou em vídeo um dos momentos inusitados em que a filha é chamada para atendimento em um posto de saúde. O sistema sonoro anuncia a menina como “54 Martins Albuquerque Alves”.

O momento foi gravado na Unidade Pronto Atendimento (UPA), localizada no Norte de Florianópolis, durante atendimento de uma crise alérgica. O registro foi postado no Tiktok por Tuane e viralizou. São mais de 600 mil visualizações, 2,3 mil comentários e 3,5 mil compartilhamentos.

A mãe explica que a confusão acontece porque o sistema acaba lendo o nome da criança como se fosse em números romanos – LIV equivale a 54 -, e também por não ter diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas dentro do sistema.

O fato inusitado descrito na postagem ainda reuniu curiosos e comentários até mesmo ofensivos sobre a escolha do nome de Liv. Tuane revela que é a primeira vez que vê pessoas questionamentos sobre a escolha, algo que para ela parece ser “coisa de internet” e não da vida real.

“Nunca me questionaram, nem acharam diferente. Nunca recebi comentários assim. É só coisa que aparece na internet mesmo”, comentou.

A primeira vez que Liv foi chamada de “54” ela ainda tinha meses de vida. Tuane lembra que levou um tempo, mas logo entendeu que se tratava de um problema na tecnologia.

A família é natural do Rio Grande do Sul e veio para Florianópolis em 2009. Além de Liv, a mamãe Tuane tem mais 3 filhos biológicos: Leandro, de 15, Laíza, de 10, e Liz, de 7 anos. Ela ainda adotou Andressa, hoje com 14 anos.

Autônoma, Tuane tem clientes no Brasil, Portugal e Angola e precisou adaptar seu trabalho para home office visando conciliar melhor a vida profissional e a maternidade. Após viralizar e receber diversos comentários perguntando mais sobre a história, ela decidiu começar a criar conteúdos e compartilhar sua rotina como mãe de cinco.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp