Sistema prisional: MP e governo assinam documento

Em 80 dias, será encaminhada a lista de ações necessárias para orientar qual será o diagnostico em cada unidade

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) juntamente com o Estado de Goiás assinaram na última quinta-feira (30), um termo de ajuste de conduta (TAC), com o objetivo de fazer um levantamento sobre quais medidas tomar para uma reestruturação do sistema prisional goiano.

Entre as obrigações assumidas pelo Estado com o MP-GO, está o envio à 25ª Promotoria de Justiça, envio em 60 dias, do relatório com a definição de todas as unidades prisionais de Goiás, que serão utilizadas na distribuição regional da administração penitenciária os níveis de unidades prisionais por regime de cumprimento de pena.

De acordo com o o MP-GO, em 80 dias, será encaminhada a lista de ações necessárias para orientar qual será o diagnostico em cada unidade. Em 150 dias, o de todas as unidades previstas deverá ser encaminhado, para que, haja a construção e reforma de unidades e espaços de medidas socioeducativas.

Outra previsão do termo é que futuramente sejam instalados sistemas de controle biométrico, scanner corporal e monitoramento por câmeras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp