Site do Ministério da Saúde sai do ar após suposto ataque hacker

Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde saiu do ar na madrugada desta sexta-feira (10) após um suposto ataque hacker. Ao tentar acessar o site, os usuários encontraram um recardo afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e que estavam na mão do grupo invasor.

“Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem.

A mensagem desapareceu minutos depois, mas o site continuou fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, também saiu do ar. O Ministério da Saúde não comentou sobre o problema.

Nas redes sociais, pessoas que conseguiram acessar o aplicativo relataram o sumiço das informações sobre a vacinação contra a Covid-19. Há também a dificuldade para fazer login e utilizar outras funções.

O tipo de ataque seria um ”ransomware”, que criptografa os dados e impede que eles sejam acessados. Normalmente, neste tipo de ataque, os criminosos costumam a pedir uma recompensa para devolver os dados.

Pressão contra o governo federal

O problema aconteceu em um período de pressão contra o governo federal pelo controle mais rígido das fronteiras, após a descoberta da variante ômicron do coronavírus. No entanto, o governo decidiu exigir apenas uma quarentena de cinco dias para viajantes que entrarem no Brasil. A regra passa a valer neste sábado (11).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp