O site do Ministério da Saúde saiu do ar na madrugada desta sexta-feira (10) após um suposto ataque hacker. Ao tentar acessar o site, os usuários encontraram um recardo afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e que estavam na mão do grupo invasor.
“Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem.
A mensagem desapareceu minutos depois, mas o site continuou fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, também saiu do ar. O Ministério da Saúde não comentou sobre o problema.
Nas redes sociais, pessoas que conseguiram acessar o aplicativo relataram o sumiço das informações sobre a vacinação contra a Covid-19. Há também a dificuldade para fazer login e utilizar outras funções.
O tipo de ataque seria um ”ransomware”, que criptografa os dados e impede que eles sejam acessados. Normalmente, neste tipo de ataque, os criminosos costumam a pedir uma recompensa para devolver os dados.
Pressão contra o governo federal
O problema aconteceu em um período de pressão contra o governo federal pelo controle mais rígido das fronteiras, após a descoberta da variante ômicron do coronavírus. No entanto, o governo decidiu exigir apenas uma quarentena de cinco dias para viajantes que entrarem no Brasil. A regra passa a valer neste sábado (11).