“Temos 54 unidades de saúde preparadas para atender o público prioritário. A meta é imunizar 400 mil pessoas”
A Prefeitura de Goiânia já imunizou cerca de 218 mil pessoas contra os vírus H1N1, H3N2 e uma variação do Influenza B. O número equivale a 54% da população dos grupos de risco. O balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe foi divulgado nesta terça-feira (24), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A imunização é direcionada as gestantes, mulheres com até 45 dias após parto e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. No primeiro momento, as vacinas foram aplicadas em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, trabalhadores da saúde, doentes crônicos ou indivíduos com condições clínicas especiais.
A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, ressalta que na semana que vem, entre os dias 30 de abril e 11 de maio, a campanha será voltada para os professores das redes pública e privada. O Dia de Mobilização Nacional (Dia D) para todos os grupos prioritários ocorrerá no dia 12 de maio. “Temos 54 unidades de saúde preparadas para atender o público prioritário. A meta é imunizar 400 mil pessoas”, destacou.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS Goiânia, Flúvia Amorim, outra forma de impedir a multiplicação dos vírus, além da imunização, é democratizar as informações sobre prevenção. “A vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe, que incluem ainda cuidados com a higiene, como lavar as mãos, cuidados ao tossir e utilização de lenços descartáveis e álcool em gel. Dessa forma, podemos nos proteger contra os diversos vírus respiratórios”, ressaltou.