Campanha acontece até 30 de novembro
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesse mês uma série de atividades de prevenção à doença. Segundo a gerente de doenças e agravos crônicos não transmissíveis da SMS, Daniela Teixeira, até o próximo dia 30, cerca de 40 unidades de saúde vão realizar palestras, reuniões, dinâmicas de grupo e oficinas de culinária.
A ação tem como objetivo conscientizar sobre os fatores de risco de doenças crônicas que podem ser modificados pela reeducação de hábitos, a exemplo do sedentarismo, consumo excessivo de bebidas, alimentação inadequada e tabagismo. “Muita gente pensa que para evitar a doença, basta não ingerir açúcares, mas é necessária também a prática de hábitos saudáveis”, reforça a gerente.
Nesta terça (14), as atividades devem acontecer no Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (CRASPI), localizado no Setor Cidade Jardim, e também no Centro de Saúde da Família (CSF) que fica próximo ao Parque Atheneu.
Doença
A Diabetes é uma doença crônica que acontece quando o corpo não produz insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou quando não a emprega corretamente na corrente sanguínea. Com a doença, o nível de açúcar no organismo fica alto, o que pode ocasionar em danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
A doença se manifesta em vários tipos, sendo as espécies 01 e 02, as mais recorrentes. No caso de Diabetes 01, pouca ou nenhuma insulina é liberada no organismo. “Esse tipo é mais recorrente entre crianças e adolescentes”, informou Daniela Teixeira. O Tipo 01 concentra entre 05 e 10% do total de pessoas diabéticas.
“O Tipo 02 é mais comum entre adultos e idosos”, aponta a gerente de saúde. Nesse caso, o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que é produzida. Cerca de 90% das pessoas com diabetes apresentam esse tipo da doença, que em alguns casos requisita a doação do metabolizante de glicose.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 14 milhões de brasileiros têm a doença. Por esse motivo, Daniela Teixeira considera que a deficiência na produção de insulina é um desafio para o sistema de saúde. “Diante desse fato, atividades como as que estão sendo realizadas neste mês são importantes para combater a diabetes”, pontua a gerente.
Atendimento
Fora da campanha, a gerente da SMS destacou que o atendimento para aferição de glicemia, que é a taxa de açúcar no sangue, acontece em qualquer unidade municipal de saúde, com resultado disponibilizado no momento do teste. “O resultado do exame fica evidente logo após, mas para um diagnóstico preciso é necessário mais tempo”, reforça Daniela Teixeira.
“O paciente com diabetes pode procurar qualquer unidade de saúde, e uma vez diagnosticada, pode continuar em atendimento clínico”, ressalta a especialista. Caso a pessoa tenha outra doença relacionada, pode acontecer um encaminhamento ao endocrinologista. “Se ainda for necessário submeter o paciente a uma dieta para controle de peso, o enviamos para um nutricionista”.
Dia Mundial
A data para a conscientização sobre a prevenção à doença foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em resposta aos crescentes números de diagnósticos no mundo.
O dia 14 de novembro foi escolhido por lembrar o aniversário de Frederick Banting e Charles Best, descobridores da insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas, responsável pelo metabolismo dos carboidratos no sangue. Em 2007, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Gustavo Motta