Sob comando de Marconi Perillo, PSDB perde seu último governador

WhatsApp Image 2025-08-19 at 10.04.39

O PSDB chegou ao pior momento de sua história, ao perder seu último governador. Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, anunciou a saída da legenda, confirmada pelo presidente nacional do partido, Marconi Perillo, após reunião em Campo Grande. Com a decisão, os tucanos deixam de ter representação no comando de governos estaduais.

A debandada de lideranças vem sendo admitida pelo próprio Perillo. Em entrevista concedida no último dia 14, o goiano reconheceu que o PSDB vive a fase mais crítica de sua trajetória. Segundo ele, a legenda “chegou ao fundo do poço em 2022”, após derrotas expressivas nas urnas. “Perdemos muita gente e continuamos perdendo”, avaliou.

A saída de Riedel se soma às baixas recentes de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Raquel Lyra, de Pernambuco, que migraram para o PSD. O governador sul-mato-grossense é cotado para se filiar ao PP, da senadora Tereza Cristina, mas também está no radar do PSD de Gilberto Kassab. Já o ex-governador Reinaldo Azambuja, que também deixou o ninho tucano, deve seguir para o PL, legenda pela qual deve concorrer ao Senado em 2026.

Apesar da perda do último governador, Marconi anunciou ter conseguido manter representação parlamentar no Mato Grosso do Sul. “Depois de um amplo entendimento, a gente acertou que o governador Riedel vai se filiar a um partido, o governador Azambuja vai se filiar a outro partido, e os nossos três combativos deputados federais vão ficar liderando essa estrutura do PSDB”, declarou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp