Press "Enter" to skip to content

Sobe para 13 o número de mortes por influenza em Goiás

Última atualização 26/04/2023 | 11:22

O número de vítimas mortas pela gripe subiu para 13, em Goiás. O novo óbito, segundo a Secretaria de Estadual de Saúde (SES), foi registrado nesta quarta-feira, 26, devido a complicações da Influenza B Victória. Outras 6 pessoas também morreram após contraírem o mesmo vírus. As demais mortes foram provocadas pela doença H1N1(5) e influenza B (1), de uma linhagem que não foi identificada. 

As idades das vítimas variam de 5 meses a 60 anos. O anúncio do novo óbito foi realizado pela SES um dia depois da morte de um idoso de mais de 60 anos devido a complicações do vírus H1N1. A pasta não informou a idade e nem a cidade em que foi registrada as duas últimas fatalidades. 

Até a última quinta-feira (20), data em que foi registrada a 11ª morte no estado, seis cidades concentravam as vítimas fatais da gripe, sendo: Goiânia (3), Senador Canedo (3), Jataí (2), Iporá (1), Nova Roma (1) e Guapó (1). 

Vacinação

A baixa procura pela vacina da gripe e as mudanças climáticas preocupam as autoridades. Dez dias depois do início da vacinação, apenas 3,5% da população prioritária se vacinou. 

A meta é atingir 90% do público-alvo, que envolve crianças até seis anos, idosos e profissionais da saúde, por exemplo. Outra preocupação é que muitas vezes a influenza evolui para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em 2022, Goiás registrou 15 mil casos do tipo e 184 mortes.