Subiu para 17 o número de pessoas mortas após um bondinho histórico de Lisboa, em Portugal, descarrilar no Elevador da Glória nesta quarta-feira, 3. Outras 21 pessoas foram hospitalizadas, sendo três delas em estado grave.
Nesta quinta-feira, 4, a polícia portuguesa divulgou a nacionalidade de 15 das 17 vítimas. Entre elas, há:
- 4 portugueses;
- 2 alemães;
- 2 espanhóis;
- 1 coreano;
- 1 cabo-verdeano;
- 1 canadense;
- 1 italiano;
- 1 francês;
- 1 suíço;
- 1 marroquino.
Entre os feridos transferidos para o hospital está um turista brasileiro, afirmou o cônsul-geral do Brasil.
Acidente
O acidente ocorreu por volta das 18h05 (14h05 em Brasília), quando o bondinho descia uma ladeira em direção à Praça dos Restaurantes.
Segundo a imprensa local, o veículo bateu contra um edifício e tombou. Cerca de 15 pessoas morreram no local do acidente e outras 23 ficaram feridas, sendo cinco em estado grave. As vítimas foram conduzidas a hospitais da região.
Duas das vítimas internadas não resistiram aos ferimentos e faleceram na manhã desta quinta-feira, 4.
As causas do acidente estão sendo investigadas por autoridades portuguesas. A imprensa portuguesa aponta que o acidente pode ter sido causada pelo rompimento de um cabo que liga os dois bondinhos da linha, enquanto outra hipótese seria uma falha nas travas do veículo.
Em nota, a empresa responsável pelo bondinho, Carris, informou que todos os veículos estavam com a manutenção em dia e que outros três funiculares estão passando por inspeções preventivas devido o acidente.
O governo português decretou luto pela fatalidade.