Sobral implementa reconhecimento facial em escolas após ataque a tiros: Entenda como funciona e benefícios para a segurança dos alunos.

sobral-implementa-reconhecimento-facial-em-escolas-apos-ataque-a-tiros3A-entenda-como-funciona-e-beneficios-para-a-seguranca-dos-alunos

Sobral vai utilizar tecnologia de reconhecimento facial em escolas municipais após o trágico ataque a tiros que resultou na morte de alunos. O incidente ocorreu em uma escola estadual no dia 25 de setembro, deixando dois estudantes sem vida e outros três feridos. Como resposta a essa tragédia, a Prefeitura de Sobral decidiu implementar o reconhecimento facial nas escolas da rede municipal.

O projeto piloto de reconhecimento facial e instalação de um botão de pânico será testado inicialmente na Escola Municipal José Parente Prado, que atende cerca de 907 alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. Localizada em uma área classificada como vulnerável socialmente no bairro Sumaré, a escola será o primeiro local a receber essa tecnologia de segurança. Posteriormente, a iniciativa deve ser expandida para as outras 89 escolas municipais da região.

A tecnologia empregada no projeto inclui câmeras de alta resolução e leitura biofacial para garantir o controle de acesso dos alunos. Além disso, uma torre de segurança com botão de pânico será instalada na entrada da escola para reforçar a segurança do perímetro escolar. Com a implementação do reconhecimento facial, a Prefeitura de Sobral pretende proporcionar maior proteção e eficiência na gestão escolar, eliminando, por exemplo, a necessidade dos professores realizarem chamadas de presença.

A partir desta sexta-feira (2), a Escola José Parente Prado começará a utilizar o sistema de reconhecimento facial, uma semana após o ataque que chocou a comunidade local. Enquanto isso, a Escola Estadual Luis Felipe, cenário da tragédia, se prepara para retomar as aulas na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, oferecendo apoio psicossocial aos alunos, famílias e funcionários ao longo da semana.

O novo sistema de segurança implementado na Escola José Parente Prado contará com oito câmeras de alta resolução, uma torre de segurança estrategicamente posicionada na entrada da escola com visão de 180°, sirene com giroflex e botão de pânico. Esse sistema será conectado à Central de Comando e Operações (CCO) da empresa fornecedora do software de reconhecimento facial, facilitando a comunicação com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para agilizar as respostas em situações de risco.

Com o avanço da implementação do reconhecimento facial, os pais poderão receber notificações via aplicativo sobre a entrada e saída dos filhos na escola, otimizando a segurança e o monitoramento dos alunos. Além disso, o sistema permitirá o controle do número de alunos presentes, contribuindo para um melhor gerenciamento da merenda escolar e evitando desperdícios. Dessa forma, a Prefeitura de Sobral busca promover um ambiente escolar mais seguro e eficiente para todos os envolvidos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp