Sobrinho de ex-prefeito de Itumbiara morre em acidente

O sobrinho do ex-prefeito de Itumbiara morreu em uma acidente entre uma caminhonete e uma moto. Segundo as informações da Polícia Militar (PM), a colisão ocorreu na avenida João Paulo II, no conjunto habitacional Jardim Celma de Ângelis, na manhã da última segunda-feira, 20.

A vítima fatal se chamava Lucas Daniel, e era sobrinho do ex-prefeito da cidade, Cairo Batista. O jovem chegou a ser socorrido, porém faleceu a caminho do hospital.

Segundo o delegado Ricardo Chueire, o caso está sendo tratado, até o momento, como um acidente de trânsito comum. Ele ainda afirmou que o motorista que causou a fatalidade estava em uma descida e que dois motociclistas estavam na frente, quando então os freios da caminhonete falharam e o condutor perdeu o controle do veículo. Um dos motociclistas conseguiu desviar, mas Lucas Daniel não.

O motorista da caminhonete não fugiu do local do acidente, fez teste do bafômetro, estava com documento em dias, prestou socorro e esperou as equipes policiais chegarem ao local. Após prestar depoimento na delegacia, o homem foi liberado. 

No entanto, agora, as equipes policiais esperam avaliações da polícia técnico científica de Goiânia para confirmar ou não a falha mecânica nos freios.

Ex-prefeito de Itumbiara 

Cairo Ferreira Batista  foi o 44º prefeito da cidade de Itumbiara. Ele nasceu em Quirinópolis dia 18 de julho de 1965. Foi vereador durante duas legislaturas criou e aprovou várias leis importantes, destacando-se a lei de criação da Secretaria de Indústria e Comércio, secretaria está dando grandes benefícios atraindo Indústrias como: Xereta (hoje Alça Foods) Metalgráfica Rio Industrial, Pneucap, Nutremix, Goiatêxtil e outras.Foi Deputado Estadual em 1994, com destaque na área de industrialização do Estado e de Itumbiara.

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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