Sociólogo italiano lança livro na UFG

Publicação aborda interações nas redes

A Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG) foi palco hoje (1º), às 10 horas, da visita do sociólogo italiano Massimo Di Felice, que veio ao Brasil para lançar o seu livro “Net-ativismo: Da ação social para o ato conectivo”. Goiânia sedia o lançamento da obra no segundo país onde é publicada, sendo que o livro foi originalmente lançado na Itália em junho.

“O livro está sendo traduzido para o francês, e também deve ser publicado em Portugal”, comemora Di Felice. Entre os assuntos abordados, consta o papel das redes na formação de movimentos políticos e organizações que atuam em diversos setores sociais, inclusive na promoção de padrões em ecologia e sustentabilidade. Outro ponto abordado consiste nas interações que são promovidas na rede entre indivíduos, dispositivos e inteligência artificial.

A visita do escritor aconteceu dentro da programação do I Seminário sobre Net-ativismo e Ecologia das Redes. O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa Internacional sobre Redes Digitais (Atopos), do qual Di Felice é fundador, em parceria com o curso de Relações Públicas, gerenciado pela FIC/UFG.

Coordenador do curso de Relações Públicas, professor Luciano Pereira. Imagem: Gustavo Motta

Universidade

“Esperamos que apareçam novas pesquisas na perspectiva da comunicação voltada às redes”, pontua o coordenador do curso de Relações Públicas, professor Luciano Alves Pereira. O acadêmico elogiou o trabalho do sociólogo, que parte de uma noção mundial do desenvolvimento digital, com influência em fenômenos sociais a exemplo da Primavera Árabe, assunto que povoou a internet em 2011.

A chegada do italiano à UFG foi idealizada pelo professor Tiago Franco, que apresentou recentemente uma tese de doutorado em Roma, sob orientação do escritor. “Agora que ele tem esse lançamento mundial, eu o convidei para vir a Goiânia”, pontua. A cidade faz parte do percurso do sociólogo pelo país. “Eu já lancei o livro em Juiz de Fora, e na próxima semana estarei em São Paulo e no Rio”, conta Di Felice.

Professor Tiago Franco e sociólogo no dia de lançamento. Imagem: Gustavo Motta

Publicação

A obra compõe o segundo volume de uma trilogia sobre tecnologias da comunicação, espaços e indivíduos. Na publicação, o sociólogo aborda as interações entre diferentes agentes nas redes sociais, o chamado “net-ativismo”. O conceito também abrange a condição dos dispositivos eletrônicos e de informação, que tornam possível o monitoramento dos impactos da tecnologia sobre o meio-ambiente.

“Net-ativismo: Da ação social para o ato conectivo” se divide em quatro partes, sendo que a primeira se refere às interações sociais. Na segunda fase, Di Felice trata de comportamentos democráticos permitidos pelo advento das tecnologias, e em um terceiro momento, a obra discorre sobre a origem do net-ativismo. O livro encerra pontuando ecologias da comunicação.

“Esse momento de apresentar e debater a publicação é muito bonito, porque você pode observar como a obra é recebida e compreendida”, comemora o autor. Massimo Di Felice reforçou a necessidade de se debater temas acadêmicos em comunidade, por meio da qual acontece a troca de conhecimentos e experiências.

Massimo Di Felici em dia de lançamento do livro. Imagem: Gustavo Motta

Autor

Massimo Di Felice é sociólogo, formado pela Universidade La Sapienza, em Roma. O escritor também atua como professor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e foi docente convidado em instituições europeias como a Universidade Lusófona, na Cidade do Porto, em Portugal, além da Universidade de Sorbonne, em Paris.

Gustavo Motta

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos