Reeleito para o segundo mandato como governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) será empossado neste domingo, 1º, às 17h, durante solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Caiado tomará posse no cargo de forma virtual, já que se recupera, em São Paulo, junto com a família, de cirurgia cardíaca realizada em 8 de dezembro. De forma presencial, também tomará posse na Alego o vice-governador Daniel Vilela.
A posse de Ronaldo Caiado
Sob comando do presidente Lissauer Vieira, o rito solene da posse de Caiado acontecerá no Plenário Iris Rezende Machado e no saguão da Alego. O chefe do Executivo goiano participará de forma remota por recomendação médica de repouso relativo de 45 dias a partir da data da cirurgia.
Medida busca evitar aglomerações e a consequente exposição a agentes infecciosos, como os vírus causadores da Covid-19, e atividades extenuantes.
Ainda de acordo com atestado médico divulgado pela Dra. Ludhmila Hajjar, responsável pelo procedimento cirúrgico, o governador recupera-se bem. Ele está em São Paulo, no apartamento da família. Ronaldo Caiado permanece no exercício da função de forma remota, mantendo contato permanente com os auxiliares do governo.
Reeleição histórica
Aos 73 anos, o governador Ronaldo Caiado entrou para a história da política goiana ao se tornar o primeiro político eleito e reeleito em 1º turno desde a instituição da possibilidade da reeleição no Brasil, em 1997.
Este será o oitavo mandato de sua trajetória política. Ele se elegeu deputado federal por Goiás por cinco vezes (1991 a 1995, 1999 a 2003, 2003 a 2007, 2007 a 2011 e 2011 a 2015). Além disso, foi senador em 2014 e governador pela primeira vez em 2018.