Press "Enter" to skip to content

Sorridente, Bolsonaro apresenta projeto de privatização dos Correios no Congresso Nacional

Na noite desta quarta-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente até o Congresso Nacional para apresentar um novo Projeto de Lei que, segundo ele, “acaba com o monopólio dos Correios nos serviços postais e viabiliza a sua privatização“.

Na entrega simbólica, Arthur Lira (PP), aliado de Bolsonaro e presidente da Câmara, recebeu o projeto na presença de Fábio Faria, ministro das Comunicações, e Paulo Guedes, ministro da Economia. No local, Bolsonaro não deu declarações, mas depois falou sobre o momento em suas redes sociais.

Luciano Hang, empresário dono da Havan, escreveu nos comentários da publicação: “Foi para isso que votamos no senhor. Enxugar o estado brasileiro, tirá-lo do cangote do cidadão, liberdade econômica, privatizações, reformas, desburocratizações, reformas administrativa e tributária. Enfim, deixar o povo trabalhar. Durante décadas assaltaram o brasileiro agora é a nossa vez. O Brasil tem tudo para ser uma grande nação e só depende de nós”.

De acordo com o projeto, a desestatização dos Correios pode acontecer por venda direta, venda do controle majoritário ou de apenas de parte da empresa postal. Há também o estabelecimento de metas para a qualidade do serviço oferecido, colocando a Anatel como reguladora.

A Associação dos Profissionais dos Correios, por meio de nota, chamou a ação de Bolsonaro de “um erro […] para tentar salvar a reputação do governo”. O ato presidencial vem num contexto da sanção da lei pela autonomia do Banco Central, e da troca do diretor da Petrobrás, ambas decisões econômicas de Bolsonaro.

Por conta da ação na Petrobrás, Bolsonaro foi acusado de estar interferindo na empresa estatal, o que feriria a agenda liberal prometida em campanha. Então, o presidente publicou um vídeo tentando se explicar:

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil