Press "Enter" to skip to content

Sorvete que reduz efeitos da quimioterapia chega ao Brasil

Com três sabores diferentes – morango, chocolate e limão, o sorvete que serve como complemento alimentar para ajudar a diminuir efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer, chegou no Brasil.  O doce foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com uma fábrica de Florianópolis e foi testado durante um ano por pacientes do Hospital Universitário local.

“Por ser gelado, ele ajuda a anestesiar a cavidade bucal, que é uma das consequências do tratamento, que são as mucosites, sapinhos, enfim, que tanto dificultam a ingestão alimentar”, disse a professora Raquel Kuerten de Salles, do departamento de Nutrição da UFSC,  uma das responsáveis pela pesquisa.

A receita levou seis meses para chegar à fórmula desejada pelos nutricionistas: adicionar uma gordura de maior valor nutricional (azeite de oliva desodorizado) e uma quantidade grande de proteína. O resultado de várias tentativas resultou em uma receita inovadora: fruta, azeite de oliva desodorizado, whey protein isolado – proteína de alto valor biológico – e fibra, sem lactose ou glúten.