Sousa encara maratona de jogos em 2025 com calendário cheio e estratégias para evitar desgaste físico no elenco

Bruno Fuso avalia sequência de jogos do Sousa e minimiza risco de desgaste físico no elenco

Dino terá superlotação no seu calendário logo no início do ano com as disputas do Campeonato Paraibano, da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste

O DE [https://ge.globo.com/pb/futebol/times/sousa] é um dos times que terá o calendário mais cheio no futebol paraibano no ano que vem. O Dino disputará, ainda no primeiro semestre, o campeonato estadual [https://ge.globo.com/pb/futebol/campeonato-paraibano/], a Copa do Brasil [https://ge.globo.com/futebol/copa-do-brasil] e a Copa do Nordeste [https://ge.globo.com/futebol/copa-do-nordeste]. Vale lembrar que todas as competições terão prazos diferentes em 2025, graças ao Mundial de Clubes da Fifa. O goleiro Bruno Fuso avaliou a sequência intensa que a equipe sertaneja terá e minimizou o possível desgaste físico entre o elenco.

+ Confira o elenco do Sousa para a temporada 2025 [https://jornaldaparaiba.com.br/esportes/guia-da-pre-temporada-confira-jogadores-disputa-paraibano-2025]

Bruno Fuso, goleiro do DE — Foto: Luciano Soares

Atual campeão estadual, o Sousa estreia no Campeonato Paraibano jogando fora de casa, contra a Picuiense. A partida está prevista para o dia 11 de janeiro. No entanto, essa será só a primeira competição do Dino no primeiro mês do ano. No dia 22, a equipe sertaneja entrará em campo pela Copa do Nordeste. Já em fevereiro, no dia 19, o Alviverde deve ir a campo pela Copa do Brasil [https://ge.globo.com/futebol/copa-do-brasil/].

Para Bruno Fuso, experiente goleiro e um dos principais nomes do elenco jurássico, a preparação física do Sousa na pré-temporada é um fator primordial que evitará o desgaste da equipe na maratona de jogos do primeiro semestre de 2025. Até o momento, o Alviverde disputou apenas um amistoso preparatório [https://jornaldaparaiba.com.br/esportes/amistosos-dos-clubes-paraibanos-temporada].

— A gente viu essa questão de jogos, de viagens. Mas o nosso departamento médico tem profissionais competentes. Estamos trabalhando bastante na questão da preparação física, assim como da recuperação. O desgaste é uma coisa que não aconteceu e não vai acontecer de qualquer maneira. Tem um planejamento, todos os trabalhos têm sido dosados. Com todos os setores trabalhando juntos, não serão as viagens que vão nos atrapalhar — disse Bruno Fuso.

Bruno Fuso, goleiro do DE — Foto: Luciano Soares

Além do ritmo acelerado no começo do ano, o Sousa também terá uma vida agitada no segundo semestre do ano. Acontece que o Dino disputará, mais uma vez, a Série D do Campeonato Brasileiro [https://ge.globo.com/futebol/brasileirao-serie-d] e, além disso, poderá ainda estar na disputa da Copa do Nordeste. Isso porque, com a reformulação do calendário do Nordestão, as fases finais acontecerão apenas na segunda metade do ano.

Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb [https://ge.globo.com/pb]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caio Henrique pode reforçar o Barcelona em 2025: possíveis detalhes da transferência.

Caio Henrique é alvo do Barcelona para a janela de transferências de janeiro, como noticiou o jornal. O lateral-esquerdo do Monaco pode fechar com a equipe espanhola em um empréstimo com opção de compra ao final da temporada 2024/25. A possível transferência de Caio Henrique para o Barcelona tem ganhado destaque na imprensa esportiva e promete movimentar o mercado de transferências.

De acordo com informações do As, da Espanha, Caio Henrique pode deixar o Monaco em janeiro para reforçar o Barcelona. A equipe catalã busca fortalecer a lateral-esquerda, que conta apenas com jovens jogadores, e vê no brasileiro a oportunidade ideal para trazer experiência e qualidade para o setor defensivo. O empréstimo com opção de compra ao final da temporada é visto como uma possibilidade concreta para concretizar a negociação.

O Mundo Deportivo também destaca a possível chegada de Caio Henrique ao Barcelona. O lateral-esquerdo é apontado como o principal alvo da equipe para a posição e a contratação por empréstimo com opção de compra seria uma forma de reforçar o elenco com um jogador mais experiente. A expectativa é de que a negociação seja concluída durante a janela de transferências de janeiro.

Caio Henrique, que possui contrato com o Monaco até 2027, estaria insatisfeito no clube francês por ter perdido destaque sob o comando de Adi Hütter. A saída por empréstimo para o Barcelona seria bem vista pelo jogador, que já teria sido contatado pelo diretor do clube, Deco. A possibilidade de atuar em um dos maiores clubes da Europa é um atrativo para o lateral brasileiro.

O histórico de Caio Henrique inclui passagens por equipes brasileiras como Santos, Paraná, Fluminense e Grêmio, antes de se transferir para o Atlético de Madrid em 2020 e, posteriormente, para o Monaco. Sua participação na base do Santos e a experiência adquirida ao longo de sua carreira podem ser diferenciais para se adaptar rapidamente ao estilo de jogo do Barcelona. A presença do lateral no confronto contra o Barcelona na atual temporada da Champions League mostra o interesse da equipe em contar com seus serviços.

Com uma possível transferência se aproximando, a chegada de Caio Henrique ao Barcelona seria uma adição importante ao elenco, trazendo qualidade técnica e experiência para a lateral-esquerda. A expectativa é de que a negociação seja concluída de forma rápida, para que o jogador possa se integrar ao time catalão e contribuir para os desafios que estão por vir. Agora é aguardar os desdobramentos dessa possível transferência e ver se Caio Henrique vai, de fato, se juntar à equipe espanhola na próxima janela de transferências.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp