Sport x Palmeiras: VAR analisa pênalti em Raphael Veiga e decide disputa na Ilha do Retiro

sport-x-palmeiras3A-var-analisa-penalti-em-raphael-veiga-e-decide-disputa-na-ilha-do-retiro

Sport x Palmeiras: confira análise do VAR sobre pênalti em Raphael Veiga

Arbitragem de vídeo ratificou a decisão de Bruno Arleu de Araújo no duelo deste domingo (6), na Ilha do Retiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da análise do VAR sobre o pênalti marcado em cima de Raphael Veiga nos minutos finais da vitória do Palmeiras sobre o Sport, neste domingo (6). O jogo foi disputado na Ilha do Retiro, em Recife, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

No lance em questão, Bruno Arleu de Araújo assinalou pênalti de Matheus Alexandre em Veiga, perto dos acréscimos do confronto. O VAR, comandado por Rodrigo Nunes de Sá, não interferiu na jogada.

A ANÁLISE DO VAR

Na visão de Rodrigo Nunes de Sá, em nenhum momento Matheus Alexandre “muda a trajetória da bola” em sua ação. O profissional entendeu que Veiga foi calçado dentro da área e, por isso, não prosseguiu na jogada.

“Ele vai calçar o pé. Ele vai tocar, não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de branco”, disse Rodrigo.

Ao analisar a jogada, o árbitro de vídeo destacou que o contato foi “mínimo”, mas que mesmo assim foi o suficiente para atrapalhar Veiga.

“Depois que ele joga a bola e o jogador tenta prosseguir, tem um contato no pé, que é mínimo. Depois ele vem arrastando a ponta do pé no chão. Tem o calço dentro da área, impacta a ação de não seguir na jogada. O pênalti está confirmado”, destacou.

REVOLTA DO SPORT

O Sport divulgou, na noite deste domingo (6), uma nota oficial detonando a arbitragem comandada por Bruno Arleu de Araújo, depois da derrota por 2 a 1 para o Palmeiras. O clube classifica o segundo pênalti assinalado pelo juiz como um “erro crasso”.

“A condução da partida foi marcada por um erro crasso, inadmissível em uma competição do porte da Série A do Campeonato Brasileiro, onde a omissão do uso do VAR em lance capital evidencia a falha grave que influenciou diretamente no resultado do jogo”, diz parte da nota.

“O clube exige da Comissão de Arbitragem da CBF providências imediatas e efetivas. A tolerância com erros tão graves precisa acabar. É necessário que haja responsabilização dos envolvidos, a fim de evitar que episódios como este voltem a se repetir”, completa em outro trecho.

SPORT 1 X 2 PALMEIRAS

As equipes fizeram um jogo equilibrado na Ilha do Retiro, com chances de gol para os dois lados. No primeiro tempo, o Verdão abriu o placar com Flaco López, que sofreu pênalti de Chico e converteu logo em seguida. Os mandantes empataram com Chrystian Barletta, em jogada ensaiada de cobrança de escanteio.

O gol da vitória palmeirense veio justamente após o polêmico pênalti assinalado em Raphael Veiga, nos instantes finais de partida. Piquerez cobrou firme e garantiu a vitória palestrina.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp