SSP e TRE apresentam ferramenta para combater fake news durante o período eleitoral em Goiás

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás por intermédio da superintendência de inteligência apresentou na manhã desta quinta-feira (19), as técnicas e ferramentas que a Polícia utilizará para combater as fake news durante o período eleitoral de 2018.

Segundo o coordenador do projeto Irapuan Costa Júnior, a SSP identificará responsáveis por sites, blogs e redes sociais que disseminarem notícias falsas. O WhatsApp também será alvo da campanha.

Um dos principais objetivos da medida é garantir que o processo eleitoral seja totalmente limpo. Segundo Costa, os relatórios técnicos subsidiarão juízes eleitorais na emissão de ordens judiciais de retirada de conteúdo de internet, tanto em serviços oferecidos por provedores nacionais ou internacionais.

A checagem de fatos será feita pela apuração do conteúdo real ou por meio de fontes confiáveis, observando se o fato é verdadeiro ou não. De acordo com o delegado Danilo Carvalho, superintendente de inteligência integrada da SSP, sempre que a Justiça Eleitoral for acionada, a checagem será feita. Segundo ele, esse procedimento é bem rápido e dura entre cinco e vinte minutos.

De acordo com o delegado, essa é uma ferramenta desenvolvida por servidores e inédita no país. Outra característica dessa ferramenta é o arquivamento desse material em um banco de dados o que facilitará consultas posteriores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos