A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás por intermédio da superintendência de inteligência apresentou na manhã desta quinta-feira (19), as técnicas e ferramentas que a Polícia utilizará para combater as fake news durante o período eleitoral de 2018.
Segundo o coordenador do projeto Irapuan Costa Júnior, a SSP identificará responsáveis por sites, blogs e redes sociais que disseminarem notícias falsas. O WhatsApp também será alvo da campanha.
Um dos principais objetivos da medida é garantir que o processo eleitoral seja totalmente limpo. Segundo Costa, os relatórios técnicos subsidiarão juízes eleitorais na emissão de ordens judiciais de retirada de conteúdo de internet, tanto em serviços oferecidos por provedores nacionais ou internacionais.
A checagem de fatos será feita pela apuração do conteúdo real ou por meio de fontes confiáveis, observando se o fato é verdadeiro ou não. De acordo com o delegado Danilo Carvalho, superintendente de inteligência integrada da SSP, sempre que a Justiça Eleitoral for acionada, a checagem será feita. Segundo ele, esse procedimento é bem rápido e dura entre cinco e vinte minutos.
De acordo com o delegado, essa é uma ferramenta desenvolvida por servidores e inédita no país. Outra característica dessa ferramenta é o arquivamento desse material em um banco de dados o que facilitará consultas posteriores.