SSP lança plataforma digital e anuncia queda da criminalidade

O secretário de Segurança Pública Ricardo Balestreri, lançou ontem uma nova plataforma digital de consulta pública da estatística de criminalidade em Goiás. A ferramenta está disponível no site da secretaria – http://www.ssp.go.gov.br/painelOcorrencias.html -, e tem o objetivo de facilitar a pesquisa da criminalidade por cidades e regiões. “Agora a população pode acompanhar de perto a redução da criminalidade e conhecer melhor o sistema de integração policial implantado no Estado para aumentar a segurança da população”, explica Balestreri.

Os dados estatísticos apresentam queda de 12,53% em homicídios; 10,28% em estupro; 37,72% em latrocínio; 20,46% em tentativa de homicídio; 19,23% em furto a transeunte; 25,92% em roubo de veículos; 12,65% em furto de veículos; 16,13% em furto em comércio e de 4,53% em furto de residências. Segundo Balestreri, a SSP tem registrado queda nos índices de criminalidade nos últimos 18 meses, sendo que nos últimos oito meses, houve redução de 11 dos 12 índices criminais e há quatro meses, há queda da criminalidade nos 12 índices, inclusive a roubos de residências que é um crime de difícil elucidação. “Estes números mostram que a ação integrada das polícias goianas está atrapalhando os “negócios” dos criminosos.”, avaliou.

De acordo com o secretário, esta é mais uma ação do governo estadual para promover transparência e credibilidade das informações técnicas e estatísticas da ssp goiana. “A diminuição da criminalidade em Goiás é uma realidade desde 2016, mas ainda estamos longe do ideal, precisamos continuar baixando esses índices”, garante. Segundo Balestreri, Goiás é o único Estado da Federação que conseguiu reduzir todos os índices de violência em todas as naturezas criminais. “Os números mostram a eficiência e qualificação das polícias goianas, que apesar do quadro funcional ser menor que o adequado, está conseguindo combater a criminalidade de forma satisfatória com ações de inteligência, estratégia, tecnologia e informação.”

Patrícia Santana

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp