Press "Enter" to skip to content

Star Wars: Episódio VIII chega na próxima semana às salas de cinema

Última atualização 07/12/2017 | 19:15

Longa investe em nova geração de personagens

Uma das mais icônicas sagas do cinema completou 40 anos em 2017 e conquistou uma nova geração de fãs após ser ressurgir em Star Wars: O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens), lançado em 2015 e dirigido por J.J. Abrams.

O segundo capítulo da nova trilogia tem previsão de estreia no Brasil para 14 de dezembro. Desde o anúncio do primeiro trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi (Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi), os fãs da saga que acompanha a família Skywalker e sua relação com a misteriosa Força estão atentos a qualquer atualização sobre o filme que venha do diretor em roteirista Rian Johnson ou de algum membro do elenco.

Nova geração

Sobre o elenco, apesar da morte de Carrie Fisher (falecida em 27 de dezembro do ano passado) a general Leia Organa deve aparecer no filme, já que as gravações do filme foram realizadas antes da morte. Já o personagem Han Solo, interpretado por Harrison Ford, morreu no Episódio VII. O destaque da chamada “Trilogia Sequela” fica por conta do novo elenco, com Daisy Ridley (interpretando Rey), John Boyega (como o stromtrooper rebelde Finn) e Oscar Isaac (como o piloto Poe Dameron).

Imagem promocional com personagem Finn (John Boyega). Foto: divulgação
Imagem promocional com personagem Rey (Daisy Ridley). Foto: divulgação

Pra quem não se lembra, o diretor Rian Johnson conduziu o aclamado antepenúltimo episódio de Breaking Bad, Ozymandias. O cineasta já admitiu que o episódio é sombrio, mas também divertido. A tradição de criaturas fofas (a exemplo dos Ewoks no episódio VI) deve ser mantida e no novo filme vamos conhecer os Porgs, criaturas nativas do planeta fictício Ahch-To.

Chewbacca e novo personagem, um “porg”, criatura que aparece pela primeira vez no novo episódio. Foto: divulgação

Os tradicionais droides C3-PO e R2-D2 já dividem espaço com o carismático BB-8, que coopera com Poe nas atividades da Resistência. Além disso, Poe assumiu o controle da Millenium Falcon, nave que pertenceu a Han Solo, cuidada com auxílio do wookiee Chewbacca. Um novo robô que deve protagonizar a space opera foi anunciado em setembro e se trata de BB-9E, droide da cruel Primeira Ordem.

Outros destaques na trama incluem o vilão Kylo Ren, filho de Han Solo e Leia Organa, interpretado por Adam Driver e o misterioso Líder Supremo Snoke, o cérebro da Primeira Ordem. O personagem misterioso é interpretado pelos movimentos de Andy Serkis, escaneados por computadores que animam o vilão. Serkis é famoso por trabalhos semelhantes como Gollum nas trilogias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis e o chimpanzé César na nova saga de Planeta dos Macacos.

Kylo Ren (Adam Driver) em imagem promocional. Foto: divulgação
Supremo Líder Snoke (Andy Serkis) em imagem promocional. Foto: divulgação

Além dos personagens que se destacaram no capítulo anterior, o diretor Rian Johnson afirmou que a atriz Kelly Marie Tran interpreta uma mecânica que trabalha para a Resistência. “É o novo papel mais importante”, avalia o diretor.

Trama

Até o momento poucos detalhes foram divulgados, mas sabemos que a trama guarda a resolução de “mistérios antigos da Força e revelações chocantes sobre o passado”, segundo uma sinopse liberada em julho. O trailer mais recente deu algumas pistas sobre a história e sugere que Rey poderia ser tentada pelo lado Sombrio da Força.

Apesar disso, muitos seguidores do universo criado por George Lucas questionam as montagens entre cenas no trailer, uma vez que sequências bem diferentes costumam ser combinadas nas prévias para despertar discussões e teorias entre fãs.

Pelas imagens, sabemos que Rey deve treinar com Luke Skywalker em Ahch-To, planeta que conhecemos no final do episódio anterior. Sobre o encontro com Luke, Daisy Ridley afirma que a personagem tem expectativas sobre o que ela pode encontrar no personagem de Mark Hamill. O que aconteceu com o irmão de Leia Organa desde o fim do Episódio VI (Star Wars: Episode VI – Return of the Jedi) é um mistério para os fãs e deve ser solucionado com o novo capítulo.

Personagens de Daisy Ridley e Mark Hamill contracenam no filme. Foto: divulgação

A suspeita dos fãs é de que Luke Skywalker teria passado por momentos traumáticos durante esse buraco na trama. Mark Hamill afirmou que para interpretar o personagem era necessária uma motivação triste. Até o momento, sabemos apenas que Luke rejeitou o seu passado Jedi.

Franquia

Star Wars: Os Últimos Jedi é o nono longa da franquia, que começou em 1977 com o Episódio IV (Star Wars: Episode IV – A New Hope), e recebeu um spin-off com Rogue One (Rogue One: A Star Wars Story), que narra eventos acontecidos entre o terceiro e quarto capítulos da saga.

Também foi anunciada uma nova trilogia que se passa no mesmo universo, mas com personagens e situações inéditas, em um lugar da galáxia que ainda não foi explorado pelos roteiristas. O novo trabalho está a cargo de Rian Johnson. “É óbvio que eu quero que vocês gostem de Os Últimos Jedi, mas cara, agora eu realmente quero que vocês gostem de Os Últimos Jedi”, conta o diretor no Twitter.

Outra novidade é uma série em live-action que se passa no universo de Star Wars e será lançada em 2019, ainda sem data oficial de estreia. A produção vai ser um dos primeiros carro-chefes de uma nova plataforma de streaming que deve compor o conglomerado da Disney, empresa que adquiriu a Lucasfilm (de George Lucas) em 2012, até então a produtora e detentora dos direitos autorais sobre a space opera.

Mark Hamill e Carrie Fisher posam para ensaio com trajes dos irmãos Skywalker. Foto: divulgação

Gustavo Motta

 

Acompanhe

FILMES PARA O AQUECIMENTO DE STAR WARS – EPISÓDIO VIII