STF julga responsabilidade das redes por publicações de terceiros: Moraes critica falha na autorregulação

stf-julga-responsabilidade-das-redes-por-publicacoes-de-terceiros3A-moraes-critica-falha-na-autorregulacao

Moraes diz que o sistema de “autorregulação” das redes falhou e cita 8/1

O Supremo Tribunal Federal julga recursos que tratam da responsabilização das redes sobre publicações de terceiros

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou em defesa da regulação das redes sociais e lembrou do 8 de Janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

“O dia 8 de janeiro demonstrou a falência do sistema de autorregulação de todas as redes e de todas as big techs”, afirmou Moraes. “É faticamente impossível defender, após o dia 8 de janeiro, que o sistema de autorregulação funcione”.

O magistrado ainda lembrou que grande parte das ações foram organizadas pelas redes e ressaltou que, durante a depredação, vândalos se filmaram e publicaram os registros nas redes sociais. “As redes sociais não retiraram nada. Por que? Porque é like em cima de like… um sistema de negócio e monetização”.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal julga se as plataformas são responsáveis pelos conteúdos publicados por terceiros. Estão na pauta seis casos que, de alguma forma, tratam da regulação e responsabilidade de provedores de internet e das redes sociais.

Há uma discussão, em especial, da constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. A legislação prevê que o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp