STF marca julgamento dos recursos da Boate Kiss que retoma a prisão dos condenados

Boate Kiss: STF marca julgamento de recursos contra decisão que retomou validade do júri e ordenou a prisão de condenados

Em um julgamento virtual que ocorrerá até fevereiro de 2025, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar se confirma a decisão monocrática do ministro Dias Toffoli. Esta medida manteve a validade do júri que condenou os quatro acusados pelo incêndio que resultou na morte de 242 pessoas em Santa Maria.

O STF estabeleceu, nesta terça-feira (3), o julgamento virtual dos recursos apresentados pelos condenados pelo incêndio da Boate Kiss. Entre 13 de dezembro de 2024 e 3 de fevereiro de 2025, a 2ª Turma da Corte irá analisar se confirma a decisão monocrática do ministro Dias Toffoli, que manteve a validade do júri e determinou a prisão dos quatro acusados pela tragédia de Santa Maria. O incêndio na boate ocorreu em 27 de janeiro de 2013, resultando em 242 mortos.

O período do julgamento leva em consideração o recesso do Judiciário, que inicia em 20 de dezembro e se estende até 1° de fevereiro do ano subsequente. Dado o fato de que o caso está sendo analisado em uma sessão virtual, as defesas e a acusação não terão a oportunidade de fazer a sustentação oral, onde os advogados poderiam apresentar suas argumentações presencialmente.

A 2ª Turma do STF é composta pelos ministros Edson Fachin (presidente), Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.

Em 2 de setembro de 2024, o relator do caso, Dias Toffoli, acolheu os recursos apresentados pelo Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a anulação do julgamento. Com a decisão, os quatro condenados retornaram à prisão. As penas variam de 18 a 22 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual.

A demolição da fachada do prédio da Kiss foi concluída no final de julho, juntamente com o telhado e algumas áreas internas. Um memorial em homenagem às vítimas e feridos na tragédia será construído no local. O projeto do arquiteto Felipe Zene Motta contempla uma área com três salas e um jardim circular central, com 242 pilares de madeira em homenagem a cada uma das vítimas.

Com as obras de demolição finalizadas, um projeto desenvolvido por uma pesquisadora da UFSM servirá como um “memorial virtual” do espaço. A reconstrução 3D, disponível ao público, estará disponível na internet como uma forma de preservar a memória da Boate Kiss.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp