Press "Enter" to skip to content

Subprocuradora pede suspeição de Moro

Última atualização 21/09/2017 | 14:15

A subprocuradora-geral da República, Aurea Lustosa Pierre, emitiu parecer favorável para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analise a suspeição do juiz Sérgio Moro para julgar Lula. Ela acatou um pedido da defesa do ex-presidente, já que o TRF-4 havia negado o processo. O parecer foi publicado nesta quarta-feira (20).

No documento, Pierre questiona a imparcialidade de Moro ao julgar Lula por conta de declarações do magistrado que para ela, denotariam que ele tem o ex-presidente como seu adversário. Ela também destaca no parecer a participação de Moro em um evento da revista Istoé. Ela classificou o meio de comunicação como “tendenciosa” e “desrespeitosa” com relação à Lula e citou fotos do evento em que Moro posa ao lado de adversários declarados do petista.

A subprocuradora também questionou a imparcialidade de Moro ao julgar Lula por conta de declarações do magistrado que denotariam que ele tem o ex-presidente como seu adversário. Outro ponto de destaque do parecer é o que ela inclui a participação de Moro em um evento da ‘Istoé’, revista que ela classifica como “tendenciosa” e “desrespeitosa” com relação à Lula e cita fotos, no mesmo evento, em que Moro posa ao lado de adversários declarados do petista, aos sorrisos.

Ela ainda cita outros exemplos pelos quais Moro não poderia julgar Lula. Entre eles, permitir que uma testemunha chamasse o petista de “lixo” durante uma audiência e ainda liberar o vídeo para a imprensa para “ampla divulgação”. Pierre também atenta para o fato de o juiz de Curitiba agradecer à população pelas manifestações em seu apoio relacionadas à processos contra Lula que estão sob sua jurisdição ainda em trâmite e o fato de ter pedido apoio da opinião pública.

A subprocuradora destaca: “É suspeito o juiz que faz palestras no Brasil e no exterior — eventualmente remuneradas — para tratar de assunto que está sob sua jurisdição e é objeto de ações pendentes de julgamento”.

Caso o STJ considere Moro suspeito para julgar Lula, seus processos devem ser repassados a outro juiz.

.