Sul de Minas: Diário do Estado destaca conquista de 24 medalhas no Mundial de Queijos na França
A região do Sul de Minas se destacou recentemente no Mundial de Queijos e Produtos Lácteos (Mondial du Fromage et des Produits Laitiers), realizado em Tours, na França, entre os dias 14 e 16 de setembro. Dentre as 58 medalhas conquistadas pelo Brasil, 24 foram obtidas por produtores locais.
Dois dos queijos premiados receberam a medalha de ouro, considerada a mais importante do concurso. O Queijo Fazenda Santo Antônio, de Alagoa, e o Requeijão Cremoso, de Cruzília, foram os grandes destaques no evento internacional.
Ao todo, mais de 1.900 queijos de 26 países estiveram presentes na 7ª edição do Mundial. Com a avaliação de mais de 220 jurados internacionais, os produtos foram pontuados conforme critérios de sabor, textura e qualidade. Aqueles que obtiveram mais de 90 pontos foram premiados com ouro, enquanto os que ficaram entre 85 e 90 pontos receberam prata e acima de 80 pontos, bronze.
Em 2023, o Brasil havia conquistado 84 medalhas, enquanto em 2021 foram 57. No Mundial de 2021, Cruzília foi a cidade do Sul de Minas destacada com o maior número de medalhas, totalizando oito. Em seguida, Aiuruoca, com sete, e Alagoa, com cinco. São José da Barra levou três medalhas, e Itamonte, uma.
Dentre os queijos premiados com ouro, além do Queijo Fazenda Santo Antônio e do Requeijão Cremoso, destacam-se medalhas de prata para Queijo Tipo Camembert (Aiuruoca) e Queijo Sítio da Onça Capa Preta (Alagoa). Já as medalhas de bronze contemplaram variedades como Queijo Prato Bola (Aiuruoca), Queijo Provolone (Cruzília) e Queijo Tipo Gouda (Aiuruoca), entre outros.
O júri supremo da competição elegeu como melhor queijo do mundo o Gruyère AOP Vieux, da Fromagerie La Côte-aux-Fées, na Suíça. A conquista das medalhas no Mundial de Queijos reforça a qualidade e tradição dos produtos lácteos produzidos no Sul de Minas, consolidando a região como referência na produção de queijos de excelência. Confira mais notícias e novidades sobre a região no Diário do Estado.