Sul de Minas tem 5,5 mil vagas em instituições públicas no Sisu 2024; veja
quando e como se inscrever
Vagas estão disponíveis em seis instituições públicas, espalhadas por 13 cidades
da região. As inscrições para o Sisu 2024 começam nesta sexta-feira (17).
Universidades do Sul de Minas somam 5.578 vagas no Sisu 2024/1
O Sul de Minas oferece mais de cinco mil vagas em faculdades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos já podem consultar as oportunidades e as notas de corte por cidade e instituição.
As inscrições no Sisu, que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, estarão abertas de 17 a 21 de janeiro. O resultado do Enem foi divulgado na última segunda-feira (13). Assim como no ano passado, o Sisu terá apenas uma edição neste ano, realizada exclusivamente em janeiro, eliminando o processo seletivo que antes ocorria no meio do ano.
De acordo com o levantamento realizado pela EPTV, afiliada Globo, são pelo menos 5.578 oportunidades disponíveis em seis instituições públicas. As vagas estão distribuídas em cidades como Alfenas, Varginha, Poços de Caldas, Itajubá, Lavras, São Sebastião do Paraíso, Passos, Campanha, Muzambinho, Machado, Inconfidentes, Pouso Alegre e Nepomuceno.
Confira as oportunidades disponíveis na região:
Vagas em instituições públicas no Sul de Minas
Instituição Cidades Vagas UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas) Alfenas, Varginha, Poços de Caldas 1.689 UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) Itajubá 1.165 UFLA (Universidade Federal de Lavras) Lavras, São Sebastião do Paraíso 2.005 UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) Passos, Poços de Caldas, Campanha 343 IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) Muzambinho, Poços de Caldas, Passos, Machado, Inconfidentes, Pouso Alegre 256 CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) Varginha, Nepomuceno 12 TOTAL: 5.578
Fonte: SISU 2024
Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É necessário ter feito o Enem 2024, não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro.
CRONOGRAMA DO SISU:
Abertura das inscrições: 17 de janeiro Encerramento: 21 de janeiro Resultados da 1ª chamada: 26 de janeiro Matrículas: 27 a 31 de janeiro Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
COMO FUNCIONA A INSCRIÇÃO NO SISU:
LOGIN: Na página do Sisu, clique em “Fazer Inscrição” e, na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
DADOS: Antes de começar, confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. É possível alterar esses dados a qualquer momento.
INSCRIÇÃO: Na tela “Minha inscrição”, você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar a sua inscrição ao longo de todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
PESQUISA DE VAGAS: É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).
DETALHES SOBRE AS VAGAS: Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis.
MODALIDADE: Leia com atenção as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações exigidas para comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
CONFIRMAÇÃO: Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na ato da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO: Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode mudar a suas opções durante todo o período de inscrições do Sisu.
NOTAS DE CORTE: Em Classificação Parcial, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Num primeiro momento, não tem notas de corte, que só são disponibilizadas no segundo dia. A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam. Por isso, é preciso ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição. A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso. ATENÇÃO: Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.