“Superamos a fase de asfalto de R$ 1,99. Agora é obra de qualidade”, diz Caiado que já recuperou mil quilômetros de rodovias

O Governo de Goiás ultrapassou a marca de mil quilômetros de rodovias recuperadas em apenas sete meses, com investimentos de mais de R$ 220,8 milhões. As obras executadas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), no período de janeiro a julho de 2021, elevam a vida útil de toda a malha viária, promovem o desenvolvimento regional e, principalmente, garantem mais segurança aos condutores e qualidade de vida à população em todo canto do Estado.

Foram exatos 1.376 quilômetros de vias com intervenções desse tipo, dentro do programa Goiás em Movimento – Eixo Manutenção. “Esse é meu objetivo: fazer com que o cidadão sinta a presença do Estado nos 246 municípios, com obras que transformam a vida das pessoas”, ressalta o governador Ronaldo Caiado. “Tratamos com seriedade os recursos públicos e nos esforçamos ao máximo, para superar a fase de asfalto de R$ 1,99. Agora é obra de qualidade.”

“É a primeira vez que executamos um volume tão grande de obras em tão pouco tempo na área da manutenção. Mapeamos os trechos mais dramáticos, que tinham mais reclamações e partimos para um programa ousado de recuperação”, ressalta o presidente da Goinfra, Pedro Sales. “É um número emblemático, que foi alcançado com qualidade na execução dos serviços e transparência na gestão dos recursos públicos.”

Sob a gestão do governador Ronaldo Caiado, a Goinfra recuperou o controle sobre a malha viária estadual, um patrimônio público importante sob o ponto de vista financeiro e ainda propulsor do desenvolvimento social e econômico das regiões do Estado. “Estamos imbricados, relacionados, a todas as pastas do governo. A infraestrutura tem papel central no turismo, no escoamento da produção, na qualidade de vida das pessoas”, enfatiza Sales.

“Eliminamos pontos críticos e gargalos produtivos, chegamos a regiões que estavam excluídas, pessoas que estavam esquecidas”, diz o presidente. Ele cita a experiência com vistorias a frentes de serviços em municípios como Mara Rosa, Amaralina e Bonópolis, no Norte goiano. “É muito bonito ver o Estado chegar a esses lugares, e presenciar o entusiasmo dessas pessoas, muitos falam que nunca viram, em gestões passadas, uma máquina do governo chegar até ali”, pontuou.

Recuperação

Dentre as técnicas de engenharia aplicadas pela Diretoria de Manutenção da Goinfra para a recuperação das rodovias goianas estão fresagem (que é a retirada da parte danificada), com aplicação de nova capa asfáltica em concreto usinado a quente (CBUQ) ou tratamento superficial duplo (TSD), e a realização de microrrevestimento. A definição depende das vistorias técnicas realizadas por fiscais da agência, que são engenheiros especializados em pavimento, e que determinam qual a melhor solução para cada trecho.

Toda rodovia recuperada recebe também frentes de serviços do Goiás Movimento – Eixo Sinalização. Após cerca de 15 dias do final do processo de recapeamento, a equipe promove sinalização vertical e horizontal das vias, inclusive, com a implantação de tachas refletivas.

Frentes de serviço

Dentro desses mais de mil quilômetros de vias recuperadas, há obras na Região Metropolitana de Goiânia, no Entorno do Distrito Federal e em todas as demais regiões do Estado, sem exceção. Foram executadas rotas turísticas, como a GO-338 (Pirenópolis a Posse D’Abadia), GO-213 (trevo de Caldas Novas ao trevo de Rio Quente), GO-507 (da GO-213 até o Rio Quente), GO-510 (da GO-507 até Cabanas do Rio Quente), entre outros.

No Entorno do Distrito Federal, uma região historicamente negligenciada, o Governo de Goiás também está presente. A Goinfra executa a recuperação de quase 80 quilômetros de rodovias em perímetros urbanos de nove cidades do Entorno – Formosa (GO-116 e GO-330), Padre Bernardo (GO-230), Novo Gama (GO-520), Planaltina de Goiás (GO-430), Cidade Ocidental (GO-521), Santo Antônio do Descoberto (GO-225), Água Fria (GO-517), Águas Lindas de Goiás (Ligal Norte e GO-547) e Mimoso (GO-230). São investimentos de aproximadamente R$ 18,4 milhões no local, que ainda conta com frentes de serviços trabalhando.

Fortalecer rotas de escoamento da produção e abrir novos caminhos é outro objetivo do Goiás em Movimento – Eixo Manutenção. A Goinfra transformou o pavimento da GO-422 (Aparecida do Rio Doce a Rio Verde), da GO-334 (Carmo do Rio Verde a Rubiataba), da GO-164 (Quirinópolis a Paranaiguara), da GO-320 (Edéia a Indiara), entre outras vias fundamentais de ligação com rodovias estratégicas, como as BRs.

Nova política

Diretor de Manutenção da Goinfra, Adriano Mendes Ribeiro avalia que o resultado conquistado é também fruto de uma transformação interna da agência. “É a primeira vez que uma gestão é formada por servidores de carreira, profissionais tecnicamente preparados, sem indicação de nomes ou cargos políticos”, destaca.

Ele pontua ainda a existência de uma nova política de trabalho, ética e valorização dos recursos públicos. “Trabalhamos com organização, vontade e, principalmente, foco nos problemas”, diz. “Por determinação do governador Ronaldo Caiado e do presidente Pedro Sales, levamos as nossas frentes de serviço para onde elas são realmente necessárias, sem politicagem ou favorecimento de grupos.” (Confira a relação de obras entregues por região no site da Goinfra.)

Foto: Secom

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp