Superdotado de Garanhuns é destaque no ‘Pequenos Gênios’ do DE; VÍDEO impressiona com talento e inteligência

superdotado-de-garanhuns-e-destaque-no-pequenos-genios-do-de3B-video-impressiona-com-talento-e-inteligencia

Menino superdotado que cresceu em Garanhuns é vice-campeão no ‘Pequenos Gênios’ do DE; VÍDEO mostra talento

Com QI de 142, o estudante pernambucano João Gabriel Severien impressionou em provas de lógica, cálculo e memória no programa do DE com Huck.

Participação do João Gabriel no quadro Pequenos Gênios, do DE com Huck

Participação do João Gabriel no quadro Pequenos Gênios, do DE com Huck

A grande final do quadro Pequenos Gênios, exibido no domingo (24) no DE com Huck, revelou ao Brasil o talento do pernambucano João Gabriel Severien, de 11 anos, que cresceu em Garanhuns, no Agreste do estado. Representando a equipe “Iluminados”, o estudante se destacou em provas que exigem rapidez de raciocínio, memória e lógica. O time de João Gabriel conquistou o vice-campeonato, em uma disputa acirrada com os “Globogênios”.

Com uma diferença de placar de 119 a 113, a performance do “pequeno gênio” foi celebrada pelo público e pelo apresentador Luciano Huck, que o descreveu como exemplo de inteligência e espírito esportivo.

QUEM É JOÃO GABRIEL SEVERIEN

João Gabriel Severien, de 11 anos, possui superdotação — Foto: Reprodução/Domingão com Huck

Diagnosticado como superdotado aos 8 anos, João Gabriel tem QI de 142 e integra a Mensa Brasil, associação internacional que reúne pessoas com altas habilidades cognitivas. Embora atualmente more na capital pernambucana, ele viveu até os 9 anos em Garanhuns, onde estudou em escolas da cidade conhecida como “Cidade das Flores”.

João Gabriel tem como principais habilidades atividades ligadas à matemática e aos conhecimentos gerais. A mãe do estudante, Gabrielle Severien, servidora pública, relembra que os primeiros sinais de diferenciação surgiram ainda na primeira infância.

“Com menos de um ano, ele já preferia jogos de encaixe e quebra-cabeça no tablet em vez de vídeos. Antes mesmo de completar dois anos, sabia identificar figuras geométricas como hexágono e octógono”, contou.

Segundo ela, a confirmação do diagnóstico veio em 2021, após avaliação neuropsicológica. “O resultado apontou o QI de 142 e identificou as altas habilidades. Desde então, ele é acompanhado por psicólogo para equilibrar o desenvolvimento emocional com o cognitivo”, explicou.

Lara, de 8 anos; João Gabriel, de 11 anos; e Dante, de 13 anos formaram a equipe Iluminados — Foto: Reprodução/Domingão com Huck

O QUE QUER SER QUANDO CRESCER

Apesar de ainda não ter decidido qual carreira seguir, João Gabriel já demonstrou curiosidade por diversas áreas, que vão do universo e astronomia à matemática e tecnologia.

“Desde muito pequenininho, João Gabriel queria ser astronauta, então ele entendia tudo do universo. Tudo que você imaginasse do universo, ele sabia e gostava muito. Ele tinha um hiperfoco nessa parte. Mas hoje, ele disse que tem um leque muito grande de opções e que ainda não sabe o que vai ser quando crescer”, relatou Gabrielle Severien.

João Gabriel e familiares junto com o apresentador do Luciano Huck — Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp