Supermercados em Goiás serão obrigados a identificar “substitutos” de leite

Os supermercados goianos podem começar a identificar produtos “substitutos” de leite. A medida é uma recomendação para  informar os consumidores sobre a substituição de queijo e outros lácteos por produtos análogos aos alimentos comercializados nos estabelecimentos do estado.

 

A proposta é que sejam afixadas placas em local visível ao público. Outra medida a ser adotada pelos supermercados seria a separação dos produtos lácteos similares. A ideia é evitar que as pessoas comprem os alimentos equivocadamente. Um clássico nessa linha é o complemento lácteo, que é ultraprocessado e muitas famílias acreditam ser leite em pó. O consumo por causar problemas de saúde.

 

A fiscalização do cumprimento das medidas será realizada pelo Procon-GO. O pedido feito pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO)  foi encaminhado para a Associação Goiana de Supermercados (Agos). A justificativa está em uma lei estadual de Goiás que obriga os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício a informarem a substituição de lácteos por produtos análogos.

 

A assessoria da Agos informou que está divulgando essas informações junto aos supermercadistas associados desde julho de 2021. “Muitos já estão identificando com plaquinhas e etiquetas os produtos nas prateleiras e gôndolas de supermercados”, disseram. 

 

Em todo o País, os Procons estaduais foram acionados para casos emblemáticos de substituições. O leite condensado da Nestlé teve a embalagem mantida, mas o conteúdo mudou para uma “alternativa com menor desembolso para as famílias brasileiras que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade”, informou a empresa. O Ministério da Agricultura esclarece que os produtos não podem induzir o consumidor a erro. Se o alimento mudar, a embalagem também deve ser alterada. 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos