Superposto do Jaé é aberto em Deodoro
O prefeito afirmou que a falta de informações fornecidas pelo Riocard atrapalha o processo de transição para o novo sistema.
A Prefeitura do Rio inaugurou, na manhã desta quinta-feira (26), um superposto de atendimento do Jaé, sistema de bilhetagem municipal do transporte público, na Vila Olímpica de Deodoro, na Zona Oeste da cidade. O prefeito Eduardo Paes esteve na abertura e mencionou que está otimista com o processo. Segundo ele, uma média de 30 mil novos cartões estão sendo emitidos diariamente.
Ele afirmou que a falta de informações fornecidas pelo Riocard atrapalha o processo de transição para o novo sistema.
“Os problemas que tivemos, principalmente com a gratuidade de idosos, é porque a Riocard não informa, entre outras negativas de informação, uma delas tem a ver com a gratuidade de idosos”, afirmou o prefeito.
O DE entrou em contato com o Riocard, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
A inauguração do espaço faz parte de um esforço do poder público para reduzir as filas no atendimento. Paes afirmou ainda que considera que as adaptações no atendimento à população, com a abertura de superpostos e aumento no horário de atendimento, faz parte do processo.
“Natural que, no início de um processo, a gente tenha algum ajuste a ser feito”, disse Paes.
Na última segunda (23), a prefeitura anunciou em uma entrevista coletiva a ampliação do horário de atendimento e a criação de 3 superpostos para atender a demanda após a determinação de que as gratuidades nos meios de transporte geridos pelo município apenas pelo Jaé a partir de 5 de julho. A medida vale para ônibus municipais, VLT, BRT e cabritinhos.
Para o público em geral, a exclusividade do Jaé passa a valer a partir de 2 de agosto.
Entre os usuários do Bilhete Único Intermunicipal, nada muda. Os validadores seguem operando e o benefício continua valendo.
O Procon-RJ e a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) também cobraram explicações da empresa responsável pela emissão do cartão Jaé sobre as filas e dificuldades enfrentadas pelos passageiros.
Os órgãos enviaram uma intimação à CBD Bilhete Digital para que a empresa apresentasse um plano detalhado de atendimento para a entrega dos cartões.