Press "Enter" to skip to content

Surto de infecção afasta 50 alunos de escola em Aparecida de Goiânia

Um possível surto de infecção gastrointestinal afastou 50 alunos de uma mesma escola de Aparecida de Goiânia. A informação confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura  começou a circular em grupos de Whatsapp na manhã desta quinta-feira, 30. 

 

Em uma das mensagens atribuídas a uma enfermeira da UPA Geraldo Magela, no Parque Flamboyant, a profissional da rede pública de saúde de Aparecida faz um alerta para as pessoas se prevenirem do desconforto que seria um possível surto epidêmico. 

 

A mulher afirma que o grupo de alunos entre 10 e 14 anos faltou à aula no colégio do mesmo bairro devido à GECA, como ela se referiu à doença. A Vigilância Epidemiológica Municipal de Aparecida informa que já foi notificada sobre os casos de gastroenterocolite aguda na instituição de ensino e iniciou a investigação.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o problema causa diminuição da consistência das fezes, aumento do número de evacuações e em alguns casos, há muco e sangue. A duração de até 14 dias. O quadro pode evoluir para desidratação leve a grave. Quando tratadas incorretamente ou não tratadas, podem levar à desidratação grave e pode ocorrer óbito.

 

O modo de transmissão pode acontecer de pessoa a pessoa, de animais para pessoas ou  ingestão de água e alimentos contaminados e contato com objetos contaminados. A contaminação pode ocorrer em toda a cadeia de produção alimentar, desde as atividades primárias até o consumo (plantio, transporte, manuseio, cozimento, acondicionamento). Os manipuladores de alimentos e locais de uso coletivo, a exemplo de escolas e creches, como no caso do surto em Aparecida, apresentam maior risco de transmissão.