Quatro casos de Mpox são confirmados na cidade de Porto Velho, em Rondônia, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia. Até o momento, seis notificações de infecção relacionadas ao vírus foram registradas, sendo que duas delas já foram descartadas.
A Sesau divulgou que as notificações de infecção pelo Mpox foram registradas em Porto Velho, município de Rondônia, nesta quinta-feira (19). A preocupação com a propagação do vírus tem levado as autoridades de saúde a adotarem medidas preventivas e de controle para evitar o aumento dos casos na região.
A população de Porto Velho, assim como de outras cidades do estado de Rondônia, está sendo orientada a ficar atenta aos sintomas da doença, que incluem febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza, conjuntivite e pequenas manchas brancas na mucosa bucal. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz da infecção.
O Mpox, também conhecido como parotidite infecciosa, é uma doença viral altamente contagiosa que pode ser transmitida através de secreções das vias respiratórias, como espirro e tosse, além do contato direto com pessoas infectadas. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença e deve ser realizada conforme o calendário de imunização.
A Sesau orienta a população a buscar atendimento médico ao apresentar os sintomas da doença, para que seja feita a avaliação clínica e o diagnóstico correto. O tratamento do Mpox é sintomático, ou seja, visa aliviar os sintomas e prevenir complicações, como a encefalite viral, que pode ocorrer em casos mais graves da doença.
É importante ressaltar a importância da divulgação de informações confiáveis sobre o Mpox, a fim de evitar a propagação de notícias falsas e o pânico na população. Manter a higiene das mãos, evitar aglomerações e manter a carteira de vacinação em dia são medidas essenciais para a prevenção de doenças infecciosas como o Mpox.
Diante do aumento dos casos de Mpox em Porto Velho, as autoridades de saúde estão intensificando as ações de vigilância epidemiológica e de controle da doença, com o objetivo de conter a disseminação do vírus na região. A colaboração da população é fundamental para o sucesso das medidas preventivas e para a proteção da saúde de todos.




