Press "Enter" to skip to content

Surto de rubéola em Cmei de Goiânia é descartado

Última atualização 09/02/2023 | 10:21

Os quatro casos suspeitos de rubéola foram descartados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), após a pasta divulgar o resultado dos exames nesta quarta-feira, 8. O procedimento também descartou a possibilidade das crianças terem contraído dengue ou sarampo.

Com o resultado negativo, as crianças que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oriente Ville, já podem retornar às aulas. Elas estavam isoladas pelo risco de contágio. A unidade escolar, inclusive, também precisou cumprir os protocolos sanitários previstos para casos suspeitos de rubéola, além do bloqueio vacinal, que é a aplicação da vacina em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos, além dos próprios pacientes.

Ainda de acordo com a SMS, mesmo após o resultado negativo para rubéola, sarampo e dengue, as crianças devem continuar sendo acompanhadas e monitoradas pela pasta. A Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) informou que o Cmei receberá uma pulverização nesta sexta-feira, 9, contra o mosquito Aedes Aegypt, vetor da dengue, zika e chikungunya.

Rubéola

Vale lembrar que desde 2021, Goiânia não registrou nenhum caso confirmado de rubéola, que é prevenível com a vacina. A doença pode ter como sintomas febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. Em grávidas, a doença pode causar graves deficiências congênitas, como a surdez, cegueira e má-formação do feto.

Ainda de acordo com a SMS, a cobertura vacinal contra rubéola, que é feita com a Vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), foi de 83,3% em 2021. Porém, a procura pela imunização em 2022 foi menor, fazendo com que “apenas” soma 65,7% da população fosse imunizada. A pasta, no entanto, ainda não fechou o levantamento e, por conta disso, o número pode ser maior.