Press "Enter" to skip to content

Suspeita de participar de grupo que aplicava golpes é presa em Goiânia

Última atualização 01/07/2023 | 12:03

Uma mulher foi presa suspeita de fazer parte de um grupo de criminosos especializados no crime de estelionato eletrônico por todo o Brasil na última quinta-feira, 29, em Goiânia. De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PC-GO), uma vítima do estado da Bahia foi quem procurou a justiça após sofrer um golpe que lhe causou um prejuízo de quase R$ 60 mil.

De acordo com a polícia, a suspeita está envolvida em um esquema em que um indivíduo se passava por um representante comercial de uma empresa específica, realizando uma falsa venda. No entanto, as vítimas não recebiam os produtos adquiridos, e, em seguida, os golpistas bloqueavam o contato nos aplicativos de mensagens e ligações. A corporação afirmou que a investigação deve continuar para identificar outros possíveis suspeitos relacionados a esse crime.

Estelionato

No código penal brasileiro, o estelionato é classificado como um crime contra o patrimônio. Ele é definido como a ação de obter, de forma ilícita, uma vantagem para si ou para outra pessoa, causando prejuízo a terceiros, por meio de artifícios, ardil ou qualquer outro método fraudulento, induzindo ou mantendo alguém em erro.

No caso do estelionato comum, a pena prevista varia de 1 a 5 anos de prisão. Já na fraude eletrônica, é mais grave, variando de 4 a 8 anos, podendo ser aumentada em até 2/3 se o crime for cometido utilizando um servidor localizado fora do território brasileiro, que seja utilizado para armazenar dados.