Press "Enter" to skip to content

Suspeito de aplicar golpe do “novo número” é preso 2h após praticar crime

Última atualização 15/12/2023 | 13:33

Nesta quinta-feira, 14, um homem de Brasília (DF) foi vítima do “golpe do novo número” e teve o prejuízo de R$ 2,4 mil. O suspeito de ter praticado o golpe se passou por um parente em conversa por aplicativo de mensagem instantânea e induziu a vítima a um erro, fazendo ela transferir um PIX. 

Após pouco tempo, a vítima percebeu ter caído em um golpe e procurou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que trocou informações com o Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic), de Caldas Novas, e com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO)

A investigação identificou o recebedor do valor transferido: um homem de 24 anos, morador de Caldas Novas. O valor da transferência foi sacado em uma agência bancária da cidade, às 11h45. Com essas informações, foi possível efetuar a prisão do suspeito e recuperar o valor sacado em apenas duas horas depois do crime ter sido praticado.

Ao ser interrogado, o suspeito declarou à Polícia Civil que recebeu o dinheiro de um conhecido e que receberia 30% do valor por ter “emprestado” sua conta para fazer a transferência. Segundo o delegado do Geic de Caldas Novas, Tiago Fraga Ferrão,  se o suspeito for condenado pelo crime de fraude eletrônica e por estelionato virtual, a pena pode variar entre 4 e 8 anos de detenção em regime fechado. 

“Na oportunidade, fica bem claro que o estado de Goiás não tolera a atuação criminosa e a Polícia Civil reitera o seu compromisso com a sociedade e com o cidadão de bem em coibir e reprimir a prática de qualquer indivíduo”, declara o delegado. A Polícia segue as investigações do caso a fim de identificar outros envolvidos no golpe.