Um indivíduo de 30 anos foi detido na manhã desta quarta-feira (2) sob suspeita de participar de um grupo criminoso especializado em assaltos a residências em Timon, a 434 km de São Luís. Conforme informações da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), a prisão ocorreu durante a “Operação Start”, e o suspeito utilizou um disfarce de policial durante a ação criminosa.
De acordo com o delegado regional de Timon, Cláudio Mendes, o suspeito estava acompanhado por outros quatro indivíduos disfarçados de policiais e invadiu a casa de um empresário, de onde levaram diversos objetos e joias. O assalto foi realizado em 14 de janeiro de 2024, no Parque Alvorada, em Timon.
Após as investigações, a polícia conseguiu identificar e prender, ainda no mesmo ano, três dos assaltantes, incluindo o detido nesta quarta-feira, que estavam escondidos nas cidades de Parnaíba e Teresina, no Piauí. Durante a prisão, foram recuperados itens roubados da residência em Timon e também de outro assalto ocorrido em Santa Quitéria do Maranhão.
Segundo o delegado Cláudio Mendes, dos três criminosos capturados em 2024, somente o suspeito detido nesta quarta-feira estava em prisão domiciliar. Com a nova detenção, ele retornará à prisão para responder pelos processos criminais em andamento.
A operação foi desencadeada pela Divisão de Capturas e Inteligência (DICAP), pelo 1º Distrito Policial e pelo Grupo de Pronto Emprego (GPE), todos vinculados à regional de Timon. A ação teve como objetivo desarticular o grupo de assaltantes que vinha causando prejuízos na região.