Press "Enter" to skip to content

Suspeito de falsificar registros de CAC é preso em Professor Jamil

Última atualização 12/07/2023 | 17:19

Uma operação da Polícia Federal (PF) do município de Jataí, nesta quarta-feira, 12, prendeu um despachante suspeito de falsificar registros para Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC), em Professor Jamil, no centro-sul de Goiás. Na ocasião, a PF cumpriu dois mandatos, sendo um de busca e apreensão e o outro de prisão.

De acordo com a Polícia, o suspeito atuava em processos para adquirir o registro do CAC utilizando documentos falsos.

As investigações iniciaram após o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro de Jataí identificar fraudes nos processos movidos pelo investigado. O suspeito apresentou mais de 70 documentos falsos, como declarações de filiação à entidade de tiro, laudos psicológicos, comprovantes de capacidade técnica para manuseio de arma de fogo, comprovantes de ocupação lícita, comprovantes de residência, declaração de guarda do acervo e certidões de antecedentes criminais.

A falsificação do suspeito possibilitava que pessoas que não possuem os registros necessários para ter armas e munições obtivessem os equipamentos de forma ilegal. As investigações também determinaram que o registro de CAC de um dos envolvidos fosse cancelado, bem como a apreensão dos objetos.

Se condenado, o suspeito deve responder por falsificação de documentos público e particular, falsidade ideológica e uso de documento falso, sujeito a pena de até 19 anos de prisão.