Suspeito de se passar por médico e atender pacientes é denunciado à polícia após funcionária notar nome diferente em PIX
Atendimento supostamente irregular foi descoberto na unidade de saúde, localizada no bairro Jardim Olidel, em Alumínio (SP). Funcionária decidiu pesquisar o registro profissional e não encontrou confirmação de que ele fosse médico.
Um homem foi denunciado, na sexta-feira (13), por suspeita de se passar por médico e atender pacientes em um pronto-socorro em Alumínio, no interior de São Paulo. A suspeita surgiu quando uma técnica de enfermagem percebeu que o nome vinculado a um pagamento via PIX não correspondia ao profissional.
Segundo o boletim de ocorrência, o atendimento supostamente irregular foi descoberto na unidade de saúde, localizada na Rua Alberto Bertelli, no bairro Jardim Olidel. Na ocasião, os profissionais de saúde que estavam de plantão pediram lanches e dividiram o valor entre si.
Caso foi descoberto no Pronto-socorro Dr. Victor Pedroso em Alumínio (SP)
Conforme apurado pelo DE
, uma das funcionárias fez a transferência via PIX para o suposto médico, mas estranhou ao perceber que o nome exibido na conta era diferente daquele utilizado por ele no ambiente de trabalho.
Diante da inconsistência, ela decidiu pesquisar o registro profissional e não encontrou confirmação de que ele fosse médico. A partir daí, começou a suspeitar que o homem poderia estar atuando irregularmente.
Quando confrontado, o falso médico abandonou o plantão no pronto-socorro. Ainda de acordo com o apurado pela reportagem, o suspeito trabalhava havia pelo menos cinco anos no local. Ele foi contratado por uma empresa terceirizada.
O suspeito não foi preso. O caso foi registrado como exercício ilegal de profissão e falsidade ideológica.
O DE questionou o Conselho Regional de Medicina (Cremesp), o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e a Prefeitura de Alumínio, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Em nota, a Serviços Médicos de Atendimento à Urgência e Emergência (Servmed), atual responsável pela prestação de serviços médicos no pronto-socorro, informou que constatou incompatibilidade em documentos apresentados pelo profissional durante verificação.
A Servmed disse que o suspeito já prestava serviços ao município havia mais de cinco anos e já atuou em outras empresas anteriores, com possível uso de documentação inconsistente.
Conforme a empresa, ao longo de todo o período em que o referido profissional atuou, não houve queixas registradas quanto ao atendimento médico prestado nem notícia anterior de irregularidade, suspeita ou qualquer fato que indicasse a situação ora apurada.
Assim que identificada a divergência documental na análise, a empresa acionou a polícia, mas o suspeito fugiu. Diante disso, a Servmed afirmou que colabora com a investigação. Veja a nota de posicionamento na íntegra abaixo.
“A Serviços Médicos de Atendimento à Urgência e Emergência Ltda., atual responsável pela prestação de serviços médicos no Pronto Atendimento do Município de Alumínio, vem a público prestar esclarecimentos sobre fato ocorrido na madrugada deste sábado, 14/02.
Durante verificação de rotina e conferência documental realizada no âmbito dos procedimentos internos de controle, foi constatada incompatibilidade em documentos apresentados por um profissional que atuava no município há mais de 05 (cinco) anos, tendo já prestado serviços ao município e à outras empresas anteriores., com possível utilização de documentação inconsistente.
A Servmed ressalta que sempre primou pela boa prestação de seus serviços, mantendo padrões de seleção, controle e verificação de documentação, adotando medidas de fiscalização contínuas, justamente para garantir segurança, regularidade e qualidade assistencial.
Destaca-se, ainda, que ao longo de todo o período em que o referido profissional atuou, não houve queixas registradas quanto ao atendimento médico prestado, nem notícia anterior de irregularidade, suspeita ou qualquer fato que indicasse a situação ora apurada. Ao contrário, tratava-se de profissional que, no ambiente de trabalho, era recorrentemente elogiado por médicos, enfermeiros e demais integrantes das equipes com quem atuava.
Tão logo identificada a divergência documental em análise de rotina de sua documentação, a Servmed acionou imediatamente as autoridades policiais, mas o suspeito evadiu-se do local.
A empresa informa que já acionou a Polícia Civil, está acompanhando o caso de perto e vem colaborando integralmente com as apurações, colocando-se à disposição para fornecer toda a documentação e os esclarecimentos necessários. Da mesma forma, mantém-se à disposição da Prefeitura de Alumínio e da Polícia Civil para contribuir com a completa elucidação dos fatos, que ainda não estão concluídos e pendem de verificação e manifestação por parte do profissional envolvido.
A Servmed reafirma seu compromisso com a ética, a legalidade e a segurança do atendimento à população e seguirá adotando todas as providências cabíveis, inclusive ampliando medidas de checagem e auditoria, para reforçar ainda mais seus protocolos internos.”




