Suspeito de matar bombeiro dentro de barbearia em Caxias é preso e confessa o crime: ‘Me chamou de corno’
Durante a prisão, Juan Pablo afirmou que não conhecia o cadete, mas o matou porque teria sido chamado de “corno” pelo bombeiro, dentro da barbearia onde o crime aconteceu. O suspeito, identificado como Juan Pablo Neves Sales, foi capturado por equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no povoado Dezessete, em Codó. — Foto: Reprodução/Redes sociais
Foi preso, no início da noite deste domingo (4), o homem suspeito de matar o cadete do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) André Guilherme Silva Lemos, de 26 anos. O assassinato aconteceu quando a vítima cortava cabelo em uma barbearia, na tarde desse sábado (3), na cidade de DE, a 360 km de São Luís. O suspeito, identificado como Juan Pablo Neves Sales, foi capturado por equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no povoado Dezessete, em Codó. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, por meio das redes sociais.
Durante a prisão, Juan Pablo confessou o crime e afirmou que não conhecia o cadete, mas o matou após uma discussão em que teria sido chamado de “corno” pelo bombeiro, dentro da barbearia onde o crime aconteceu. “Ele tirou onda da minha cara. Eu nem conhecia o cara, não sabia nem que ele existia. Ele me chamou de corno. Na hora que ele chegou lá, ele começou a jogar piadinha mais o barbeiro. Bota o barbeiro na minha frente pra ele sustentar o que ele falou”, alegou o suspeito à Polícia Militar.
O homem foi conduzido ao Plantão da 17ª Delegacia Regional de Caxias, para ser autuado pelo crime de homicídio. “A rápida identificação e prisão do suspeito, apenas um dia após o crime, são resultado do trabalho integrado das forças de segurança, que atuaram de forma conjunta por meio de investigação, inteligência e diligências operacionais. Nos solidarizamos, mais uma vez, com os familiares, amigos e toda a corporação pela irreparável perda. As investigações do caso prosseguem até o completo esclarecimento do crime, que não ficará impune”, afirmou o secretário Maurício Martins.
O CRIME
O cadete André Guilherme Silva Lemos, de 26 anos, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foi assassinado neste sábado (3), na cidade de DE, a 360 km de São Luís. O caso foi divulgado pela própria corporação, que emitiu nota de pesar lamentando a morte do cadete e se solidarizando com a família dele. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), informações preliminares apontam que o assassino chegou em uma motocicleta, dirigiu-se até a barbearia onde o cadete André Lemos cortava o cabelo e efetuou disparos de arma de fogo contra ele, que morreu no local. Ainda de acordo com a SSP, a ação criminosa teve características de execução e o caso está sendo apurado com rigor pela 17ª Delegacia Regional de Caxias.
Natural de DE, André Lemos era cadete do CBMMA e havia ingressado no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2025. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão manifesta profundo pesar após o assassinato do cadete André Lemos, ocorrido neste sábado, (3.01.2026) na cidade de DE. Neste momento de dor, nossa corporação se solidariza com a família, rogando a Deus que conceda conforto e força. Informamos que as forças da Segurança Pública – Polícia Militar e Polícia Civil estão atuando de forma integrada para que os responsáveis sejam identificados e respondam na justiça pelo ato. O Corpo de Bombeiros reafirma seu compromisso com a justiça, a legalidade e com o apoio irrestrito à família em luto.
O 5º Batalhão de Bombeiros Militar em DE também lamentou a morte do cadete. O 5º Batalhão de Bombeiros Militar manifesta profundo pesar pelo falecimento do Cadete Lemos, ocorrido de forma trágica na cidade de DE. A perda de um jovem em início de carreira entristece toda a família bombeiro-militar. Trata-se de uma vida interrompida de forma precoce, que deixa um vazio irreparável entre familiares, amigos e companheiros de formação, além de sonhos e projetos que foram abruptamente interrompidos. Neste momento de dor, o 5º BBM se solidariza com os familiares e amigos, desejando força, conforto e serenidade para enfrentar essa perda irreparável. Informamos que os órgãos de segurança pública estão atuando na apuração dos fatos, para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados conforme a lei. O 5º Batalhão de Bombeiros Militar se une em luto, presta suas homenagens e reafirma seu apoio à família enlutada.




