Press "Enter" to skip to content

Suspeitos de aplicar golpe da falsa central telefônica são presos

Última atualização 27/09/2023 | 17:43

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF/Deic), cumpriu 20 mandados de prisão, 16 de busca e apreensão, e bloqueou mais de 280 contas bancárias, nesta quarta-feira, 27. A ação tem como objetivo combater o golpe da “falsa central telefônica”.

No golpe, os suspeitos simulam um contato com o banco, enganado as vítimas para que façam transferências fraudulentas, além de furtar os cartões bancários, segundo a PCGO. De acordo com a corporação, uma idosa de Goiás sofreu o prejuízo de R$ 185 mil.

“A organização criminosa iniciou a abordagem da vítima se passando por funcionária do cartão de crédito e questionando se ela havia efetuado a compra de um televisor. A vítima, obviamente, negou a aquisição, e, então, foi orientada a desligar a ligação e ligar imediatamente para a central de relacionamento do seu banco, através do telefone constante no verso do seu cartão”, informou a PCGO.

Os suspeitos teriam se aproveitado de uma falha no sistema e simularam uma “nova” ligação da central do banco com a vítima. A ligação, para um telefone 0800, se passava por um funcionário do banco e orientava que a mulher efetuasse dois pagamentos para uma suposta “simulação” e, então, o criminoso tentaria sacar o valor.

A metodologia de aplicação do golpe seguiu e os suspeitos solicitaram que a vítima fosse a agência bancária trocar a senha, repassando-a ao falso funcionário do banco. Com isso, a mulher efetuou diversas transações bancárias diretamente pelos criminosos.

A ação contou ainda com o apoio das polícias civis de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, com suporte logístico da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp).