Suspeitos de homicídios são presos em Novo Gama e Luziânia

A Polícia Civil prendeu seis homens, suspeitos de praticar homicídio, nas cidades de Novo Gama e Luziânia, no entorno do Distrito Federal. Dois deles são apontados como responsáveis por pelo menos cinco homicídios qualificados.

As prisões aconteceram por meio da Operação Falcão de Malta, deflagrada pela 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) nesta terça-feira (25). Segundo os agentes, um dos crimes resultou na morte de um adolescente de 16 anos em Luziânia. Ele foi assassinado na frente de sua residência e dos próprios familiares.

As investigações do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Luziânia apontaram que o delito foi praticado por Ronaldo de Moraes Barbosa, auxiliado por outros dois menores. Os adolescentes que participaram do ato também foram apreendidos durante a operação. Ronaldo ainda se encontra foragido.

Já Gustavo Pereira e Anderson Pereira foram presos por terem ameaçado testemunhas, inclusive, com disparos de arma de fogo. Gustavo já possui passagem por homicídio e Anderson foi investigado por tráfico de drogas e violência doméstica.

Além deles, o Grupo de Investigação de Homicídios e Repressão a Narcóticos (GIH/Genarc) prendeu dois suspeitos de assassinar dois irmãos em Novo Gama. As investigações indicam que as vítimas queriam estabelecer uma local para tráfico e consumo de drogas no bairro, mas já existia uma associação criminosa no lugar.

A quadrilha passou a exigir o pagamento de uma “mesada” aos dois irmãos que já atuavam na região, que se recusaram a pagar o valor exigido, de aproximadamente R$ 300 por mês. A execução dos homens se deu por esse motivo, conforme as investigações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia Militar de Goiás promove 391 militares

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta quinta-feira, 03, 117 militares da Polícia Militar de Goiás promovidos no mês de julho deste ano. O grupo integra um total de 391 servidores reconhecidos com avanços na carreira de oficial, por meio do decreto nº 24085, publicado no Diário Oficial do Estado.

“A nossa missão é proporcionar qualidade de vida para 7 milhões de goianos. Os policiais são líderes que devem ser referência para famílias e jovens “, afirmou Caiado.

Os profissionais foram recebidos no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia-GO, e representados pelo coronel Alexandre Saliba. As promoções contemplam vagas disponíveis na legislação para ascensão na carreira e terão efeito financeiro imediato.

Elas consideram critérios como merecimento, antiguidade e ato de bravura, garantindo a ausência de apadrinhamento, conforme afirmou o chefe do Executivo. Na oportunidade, o governador também agradeceu o trabalho da tropa na segurança pública, destacando que Goiás é referência nacional no combate à criminalidade.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no primeiro semestre deste ano, houve queda de 80% no número de latrocínios no estado, em relação ao mesmo período do ano passado. Também houve redução de 12,3% nos casos de homicídio doloso e 63% em roubo de carga. “Estamos em um patamar em que todos os estados brasileiros almejam chegar”, comemorou Caiado.

INTEGRAÇÃO E AUTONOMIA

O comandante-geral da PM agradeceu Caiado pela confiança no trabalho da corporação. “São duas questões: integração e respeito entre uma força e outra. Obrigado, governador, pela liberdade para realizar o nosso trabalho”, afirmou o coronel André Henrique Avelar de Sousa.

O titular da SSP, Coronel PM Renato Brum dos Santos, destacou que a promoção reconhece os bons profissionais. “Ela se dá pelo mérito, considera o que o militar fez para merecer essa promoção”, explicou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp