Uma tabacaria de Itajaí, município de Santa Catarina, viralizou nas redes sociais após expor um item surpreendente na vitrine. O objeto se trata de uma réplica do dedo mindinho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), colocado sobre uma estrela com a sigla do Partido dos Trabalhadores.
O flagrante foi feito na Maktub Tabacaria e Head Shop, loja responsável pela venda de cachimbos e fumos. A ação foi denunciada pela presidente municipal do PT no munícipio, Gerd Klotz, que afirmou estar estudando medidas jurídicas. “O ato em si é torpe e indigno. Visivelmente é um ato discriminatório ao presidente Lula, que perdeu um dedo em um acidente de trabalho quando ainda jovem, como milhares de trabalhadores brasileiros já foram vítimas de acidentes por falta de medidas de segurança”, afirmou a política.
Através das redes sociais, a deputada federal Ana Paula Lima (PTSC) questionou sobre a réplica exibida na loja. “Que tipo de ser humano exibe em uma vitrine de sua loja uma réplica de uma deficiência física de outro ser humano?”, escreveu.
Em nota, o Grupo Giassi, responsável pela locação do local onde a tabacaria funciona, informou que “as lojas de apoio situadas em suas unidades são locadas por terceiros para negócios independentes” e que “não compactua com qualquer ato que incite ódio, violência ou discriminação’’.
Foi informando ainda que o pedido de retirada do produto foi feito ao comércio e não se encontra mais em exposição.