Tailandeses desfilam com gato de pelúcia em ritual para invocar chuvas

Enfrentando meses de seca e uma rigorosa onda de calor, moradores de um vilarejo na Tailândia decidiram fazer um ritual inusitado para invocar chuvas. Na ocasião, os moradores do distrito de Phayuha Khiri, na província central de Nakhon Sawan, levaram em uma gaiola um boneco de pelúcia de um gato.

O desfile foi baseado em um antigo ritual conhecido como “Hae Nang Meaw” que, traduzindo ao português, significa a procissão do gato. A tradição relaciona a aversão dos felinos às chuvas e que, ao desfilhar com eles, pode atrair precipitação ao vilarejo. Como não existem gatos na localidade, os moradores acabaram apelando para um gato de pelúcia famoso por um mangá japonês, o Doraemon.

Os integrantes levaram a pelúcia presa em uma gaiola e todos vestiam roupas brilhantes, além de borrifarem água no animal. Apesar de todo o esforço e crença, até o momento, nenhuma chuva foi registrada na região.

Calor

Regiões da Tailândia tem sofrido com uma onda de calor foram do comum em regiões asiáticas. Em alguns locais, as redes de energias ficaram sobrecarregadas, escolas foram fechadas e até uma linha de ferroviária derreteu.

Assim como no Brasil, o continente asiático tem sofrido com efeitos do El Ninõ e um aquecimento acima da média global, como reportado pela Organização Meteorológica Mundial da ONU.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos