Tailandeses desfilam com gato de pelúcia em ritual para invocar chuvas

Enfrentando meses de seca e uma rigorosa onda de calor, moradores de um vilarejo na Tailândia decidiram fazer um ritual inusitado para invocar chuvas. Na ocasião, os moradores do distrito de Phayuha Khiri, na província central de Nakhon Sawan, levaram em uma gaiola um boneco de pelúcia de um gato.

O desfile foi baseado em um antigo ritual conhecido como “Hae Nang Meaw” que, traduzindo ao português, significa a procissão do gato. A tradição relaciona a aversão dos felinos às chuvas e que, ao desfilhar com eles, pode atrair precipitação ao vilarejo. Como não existem gatos na localidade, os moradores acabaram apelando para um gato de pelúcia famoso por um mangá japonês, o Doraemon.

Os integrantes levaram a pelúcia presa em uma gaiola e todos vestiam roupas brilhantes, além de borrifarem água no animal. Apesar de todo o esforço e crença, até o momento, nenhuma chuva foi registrada na região.

Calor

Regiões da Tailândia tem sofrido com uma onda de calor foram do comum em regiões asiáticas. Em alguns locais, as redes de energias ficaram sobrecarregadas, escolas foram fechadas e até uma linha de ferroviária derreteu.

Assim como no Brasil, o continente asiático tem sofrido com efeitos do El Ninõ e um aquecimento acima da média global, como reportado pela Organização Meteorológica Mundial da ONU.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp