Jornal Diário do Estado

Tanques de Israel atacam carro de passeio no sul de Gaza

Imagens foram gravadas pelo jornalista freelance palestino Yousif Al Saifi, que descreveu que o tanque “tinha como alvo qualquer um que se aproximasse dele”

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um taque de Israel atirando contra um carro no sul da Faixa de Gaza. Os tanques invadiram o distrito e, segundo a AFP, os veículos bloquearam uma estrada que liga o norte e o sul do território.

As imagens foram gravadas pelo jornalista freelance palestino Yousif Al Saifi, que descreveu que o tanque “tinha como alvo qualquer um que se aproximasse dele” e que “um carro e um ônibus foram alvejados na área”. Além disso, segundo o jornalista “havia uma escavadeira ao lado do tanque”.

Para a CNN, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Major Nir Dinar, afirmou que o Hamas usa o equipamento civil dentro de Gaza, reconhecendo que não sabia quem estava dentro do carro. “Como você pode saber que não há terroristas dentro daquele carro? O Hamas não tem jipes, utiliza equipamento civil para fins militares”, diz.

Conflito entre Israel e Hamas

O conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas começou no dia 7 de outubro, após um ataque do Hamas na fronteira da Faixa de Gaza, quando lançou 5 mil foguetes. No mesmo dia, o governo israelense lançou bombas em direção à Faixa de Gaza atingindo civis palestinos. Até o momento, há mais de 4,4 mil pessoas mortas, 1,4 mil israelenses e 3 mil palestinos.

Veja o vídeo do momento que o tanque abre fogo contra o carro: