Após dúvidas e discussões, Tarcísio de Freitas considera rever concessões de
novos pedágios no interior de SP
Afirmação do governador de SP foi feita durante coletiva de imprensa em Lençóis
Paulista (SP), na sexta-feira (11). Em março, a Artesp aprovou 15 novos pedágios
em oito rodovias das regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP).
Tarcísio de Freitas considera rever concessão de novos pedágios na região de
Sorocaba [https://s01.video.glbimg.com/x240/13513044.jpg]
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou
em uma coletiva de imprensa feita na sexta-feira (11), em Lençóis Paulista (SP), que considera
rever as concessões dos novos pedágios que serão instalados na região de
Sorocaba (SP)
Em março, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) anunciou a
instalação de 15 novos pedágios em oito rodovias das regiões de Sorocaba e
Itapetininga (SP), com início de funcionamento previsto para abril de 2026 (veja mais detalhes abaixo).
O anúncio foi recebido com dúvidas, discussões e polêmicas entre os moradores de
Sorocaba, que utilizam a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) como fonte de tráfego
urbano. Somente em um trecho de 15 quilômetros, foram planejados três pedágios.
De acordo com o governador, há a preocupação de deixar os moradores que circulam
pela via sem cobranças e, assim, há um investimento considerado relevante nas
pistas marginais da rodovia.
“Às vezes, percebemos que podemos melhorar o modelo e nos sensibilizarmos com
coisas que não foram pensadas antes. A ponderação que estamos fazendo agora é
que se será, de fato, suficiente. Se chegarmos na conclusão que não, vamos
alterar sim. O objetivo da concessão é trazer mais investimento, não ônus
excessivo para quem vai se deslocar de um bairro para outro”, pontua.
As novas praças, que serão instaladas em locais estratégicos definidos pela
Artesp (veja os locais abaixo), funcionarão por meio do sistema free flow, isto
é, os pedágios não terão pontos físicos, como os que já estão em funcionamento.
O novo modelo tem o objetivo de não causar reflexos no trânsito, com a cobrança
sendo feita de forma automática assim que o veículo passar pelo sensor, que fica
disposto em cima da pista e identifica a placa do carro pela câmera.
Atualmente, há apenas três pedágios que utilizam o sistema: na Rodovia
Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis (SP), na Rodovia Carlos
Tonani (SP-333), em Jaboticabal (SP), e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios (SP-099), que liga Caraguatatuba (SP)
a São Sebastião (SP).
Por conta disso, as tarifas, que já tiveram uma redução no domingo (30), terão uma nova diminuição de valor a partir do momento que o novo sistema for completamente instalado, em abril de 2026.
Durante anúncio de obras de infraestrutura de estradas, nesta quinta-feira (3),
o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), falou dos
pedágios apenas de forma genérica, Segundo ele, o estado arrecada R$ 34 bilhões
com o IPVA durante o ano, sendo que deste valor, ainda conforme ele, metade vai
para os municípios e restante é usados em várias áreas, como a saúde. Veja os
novos valores:
Em breve, Sorocaba e região poderão ver mudanças significativas no sistema de pedágios, com o possível reexame das concessões e a implantação do free flow em novas praças. A decisão de Tarcísio de Freitas revela a preocupação com o impacto dos pedágios nos moradores locais e a busca por um modelo mais eficiente e equitativo. Agora, resta acompanhar de perto as próximas etapas desse processo e como ele influenciará o tráfego e a mobilidade na região.