Tarcísio descarta instalação de pedágios na SP-304
Inicialmente, rodovia tinha sido incluída em lote de concessões e instalação de
três pórticos estavam previstos. Governador diz que reconsiderou após conversas
com autoridades.
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicamos) informou
que não serão mais instalados novos pedágios previstos na Rodovia Luiz de
Queiroz (SP-304). A afirmação foi feita nesta terça-feira (15), em Piracicaba
(SP) durante entrevista com jornalistas em evento no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
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> “Já foi reconsiderado. Conversei muito com o Alex Madureira, conversei muito
> com o prefeito Helinho Zanatta, não vai ter pedágio. A 304 está fora”, disse o
> govenador.
PEDÁGIOS
Na SP-304, estavam previstos pórticos em:
* Americana
* Santa Bárbara d’Oeste
* Piracicaba
A estimativa era de que a cobrança começasse em novembro de 2026. Vereadores das
três cidades se movimentaram contra a medida.
FRENTE PARLAMENTAR CONTRA OS PEDÁGIOS
Na Câmara de Piracicaba (SP), os vereadores apontaram a necessidade de a
revogação da instalação dos dispositivos na rodovia ser oficializada, durante
sessão da noite de segunda-feira (14), ao votarem a redação final do projeto de
decreto legislativo nº 14/2025, que institui a Frente Parlamentar Contra a
Instalação de Pedágio na SP-304. O projeto já tinha sido aceito em primeira
votação e teve a redação final também aprovada.
ESTUDO
No último dia 21 de março, em visita a Campinas (SP)
para lançamento do Projeto Guri e entregas de título de regulação fundiária e do
Palácio da Justiça à Prefeitura, o governador já tinha sido questionado sobre o
projeto de instalação de três pórticos de cobrança previstos na SP-304.
Na ocasião, não descartou alterações no edital e afirmou que estudaria o caso.
‘A gente vai estudar’, diz Tarcísio sobre anúncio de três pórticos de pedágio na
SP-304
‘A gente vai estudar’, diz Tarcísio sobre anúncio de três pórticos de pedágio na
SP-304
‘VAMOS TRABALHAR ISSO COM OS PREFEITOS’
Ainda na mesma entrevista em Campinas, o governador informou que o lote de
concessão estava em período de consulta pública e que seria possível alterações
a partir de diálogos.
Governador Tarcísio de Freitas promete diálogo com prefeitos sobre novos
pedágios em rodovias
“Para quem acompanha concessões, vai ver que as consultas públicas são vivas.
Nenhuma concessão sai do jeito que entrou de uma consulta pública. Então, a
ideia é justamente ouvir: ‘pô, isso aqui não faz sentido, isso aqui é
importante, isso aqui garante sustentabilidade sistêmica, isso aqui não, esse
trecho pode sair, aqui eu posso tirar, aqui eu não posso’. […] Nós vamos
conversar isso, nós vamos trabalhar isso com os prefeitos e a gente trabalha
na base do diálogo.
Em março, Tarcísio também defendeu que a aplicação de pedágios era o único
caminho para trazer o montante de investimento previsto para as rodovias
incluídas nos lotes de concessão, cuja previsão é de R$ 16 bilhões.
“As pessoas precisam entender o que elas querem. Eu quero qualidade, eu quero
investimento, ou eu não quero investimento? Se não for dessa forma, como é que a
gente financiar isso? Por que nós temos boa qualidade de rodovia? É isso que a
gente tem que parar para pensar. É isso que a gente tem que discutir. A gente
não pode levar em consideração que a concessão necessariamente é ruim. Não, é
boa. Traz investimentos”.
VEJA PONTOS DE COBRANÇA DOS PEDÁGIOS
O projeto instituiu pontos de cobrança na concessão do chamado Lote Rota
Mogiana, que abrangerá 385 quilômetros de rodovias em 19 cidades.
O plano estabelecia cobrança pelo Sistema Automático Livre (free flow), um novo
modelo de cobrança de pedágio eletrônico sem barreiras e por meio de pórticos
em:
* Americana, no quilômetro 122;
* Santa Bárbara d’Oeste, no quilômetro 144;
* Piracicaba, no quilômetro 154
Na região, também estavam previstos dois pórticos de cobrança na Rodovia Maria
da Graça Martins (SP-135), a Estrada Velha de Tupi, nos kms 2,86 (Santa Bárbara)
e 16,5 (Piracicaba).
A concessão ainda incluiria trechos das rodovias SP-215, SP-333, SP-338, SP-340,
SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342, atravessando, também, as cidades de Aguaí,
Cajuru, Casa Branca, Cravinhos, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itobi,
Mococa, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio do
Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serrana e Vargem Grande do
Sul.
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