Tarifas de importação para México e Canadá podem aumentar, alerta Trump

tarifas-de-importacao-para-mexico-e-canada-podem-aumentar2C-alerta-trump

Tarifas para México e Canadá podem subir mais no futuro, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo (9) que as tarifas de importação impostas ao México e ao Canadá poderão aumentar no futuro. Em uma entrevista ao canal Fox News, ele afirmou que as tarifas podem subir com o passar do tempo, deixando em aberto a possibilidade de um aumento maior no futuro.

Trump fez essa declaração em resposta a uma pergunta da apresentadora Maria Bartiromo, que destacou a necessidade de previsibilidade para os executivos de empresas. Ela questionou se o governo dos EUA pretendia trazer mais clareza às questões tarifárias, diante dos anúncios e recuos recentes.

Na semana passada, o governo norte-americano anunciou a suspensão temporária das taxas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, que haviam sido impostas dois dias antes. O Canadá reagiu anunciando medidas de retaliação, enquanto o México ainda não havia divulgado suas ações em resposta a essa decisão.

Trump afirmou que a suspensão das tarifas foi uma forma de ajudar o México e o Canadá, considerando a importância desses países para os negócios dos Estados Unidos. Ele ressaltou que a suspensão é temporária e que as tarifas serão implementadas em abril, caso não haja uma mudança na situação.

Além disso, o presidente dos EUA enfatizou a necessidade de proteger as montadoras americanas, que dependem de muitas peças importadas do México e do Canadá. Ele afirmou que a medida de suspensão temporária foi uma concessão justa, considerando o acordo do USMCA, assinado por ele em seu primeiro mandato.

Trump também criticou os “globalistas”, acusando-os de tirar dinheiro do país ao longo dos anos. Ele prometeu implementar medidas para recuperar esse dinheiro, incluindo incentivos fiscais internos através de uma nova legislação. O presidente destacou seu compromisso em proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos e garantir condições mais equilibradas no comércio internacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp